Logo Folha de Pernambuco

Legado de José Patriota é lembrado na missa de 7º Dia do deputado

Cerimônia, na Matriz de Casa Forte, reuniu lideranças políticas, amigos e familiares do parlamentar

Missa foi celebrada pelo pároco Fábio Paz de Queiroz - Junior Soares/Folha de Pernambuco

A missa de Sétimo Dia do deputado estadual José Patriota (PSB), realizada na noite de ontem, promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), reuniu lideranças políticas, amigos e familiares do parlamentar na Igreja Matriz de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Já no início da cerimônia, celebrada pelo pároco Fábio Paz de Queiroz, foi lembrado papel relevante que Patriota exerceu na política pernambucana, como na presidência da Amupe por dez anos consecutivos, respaldado pelo diálogo com diversos setores da sociedade, unindo 184 municípios no fortalecimento da pauta municipalista, e a passagem dele Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

E, por fim, a eleição como deputado estadual, em 2022, quando continuou a atuar em defesa das causas populares. Lembrou-se, ainda, que desde sempre o parlamentar se identificou com os direitos da coletividade e que a vida de Patriota foi pautada pela defesa dos direitos humanos, com ética, dignidade e diplomacia.

“Patriota foi um marco para a Amupe. Ele é um símbolo para todo o municipalismo de Pernambuco, ajudou muito a associação, os municípios pernambucanos, os prefeitos. Ele desbravou e conseguiu unir Pernambuco em torno da Amupe. Ele faz muita falta. É uma perda enorme. Sem dúvida, é o maior municipalista da história de Pernambuco”, disse o presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos).

Patriota tinha 40 anos de vida pública

Representatividade
A senadora Teresa Leitão (PT) lembrou que conheceu José Patriota ainda na época do movimento sindical, quando ela era do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe), e ele fazia parte da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape).

“Sempre admirei o seu modo de fazer política, uma representatividade muito grande. Não convivi com ele na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), mas acompanhei a eleição dele, que foi na minha de senadora, também. Ele me apoiou. A política perde um quadro excepcional, representativo dos movimentos sociais, de muito diálogo, com muita experiência política. Já está fazendo uma falta muito grande na política”, disse a senadora.

O deputado federal Pedro Campos (PSB) afirmou que Pernambuco perde muito com a partida de José Patriota, mas ao mesmo tempo ganha seu ensinamento, legado, tudo que ele construiu enquanto líder sindical e político, gestor, prefeito e liderança municipalista. “Tudo que José Patriota fez na vida, fez bem feito, com o coração, e sempre com um senso do bem público muito grande”, disse o deputado.

Campos também recordou o homem de fé que foi Patriota. “Tive a oportunidade de rodar o estado de Pernambuco com ele, e não via um discurso sequer de Patriota que ele não agradecesse a Deus, muitas vezes começava iniciando os agradecimentos. E a própria militância política de Patriota tem muito da influência de Dom Francisco (Austregésilo), que foi uma grande liderança religiosa e, de certa forma política, do Pajeú. Hoje, viemos rezar por ele e temos certeza que ele está em um bom lugar”, complementou o deputado.

O deputado estadual e presidente do PSB-PE, Sileno Guedes, lembrou que hoje houve a primeira sessão na Alepe sem a presença do parlamentar. “Era uma presença sempre assídua, com muita contribuição, que a gente se acostumou a ter, mas fizemos uma homenagem a ele hoje na tribuna”, ressaltou.

Ainda de acordo com Sileno, durante a sessão vários deputados de todos os partidos contribuíram com essa homenagem, cada um dando o seu depoimento e todos reconhecendo o legado que Patriota deixa, da paciência, da serenidade, do debate e principalmente da conciliação. “Patriota era um homem de entendimentos, independentemente de coloração partidária. Sua causa sempre foi o povo em primeiro lugar”, disse Sileno.

José Patriota (PSB) tinha mais de 40 anos de atuação profissional, com ampla experiência na militância e gestão pública. Natural de Tabira, no Sertão do Pajeú, Patriota foi vereador, vice-prefeito e prefeito - em duas ocasiões - de Afogados da Ingazeira. Estava no primeiro mandato como deputado estadual.

Veja também

Newsletter