Logo Folha de Pernambuco

Liana Cirne promove debate sobre preparação para as chuvas na Câmara do Recife

Iniciativa vai reunir Prefeitura do Recife, Defesa Civil, Ministério Público e sociedade civil

Vereadora Liane Cirne (PT) coordena audiência pública sobre a Lei do Silêncio - Foto: Anderson Stevens/Divulgação

A Câmara Municipal do Recife promove, nesta quarta-feira (15), a audiência pública “O Recife está preparado para as chuvas?”. O encontro, realizado por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo Municipal, contará com participações de representantes da Prefeitura do Recife, Defesa Civil, Ministério Público, Universidades e organizações da sociedade civil.

Foram convidados para a audiência, que será realizada de forma híbrida no Plenarinho da Câmara com Transmissão pelo Youtube, do secretário municipal de Meio Ambiente, Oscar Barreto; a presidente da Emlurb, Marília Dantas;  a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, Belize Correia, e o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo.

De acordo com a parlamentar petista, não temos mais como falar de mudanças climáticas como algo a acontecer no futuro. “O clima já mudou e o que está ocorrendo nos últimos aqui no Recife, em São Paulo e em todo o Brasil já há relação com isso. Ano após ano, as chuvas batem recorde de precipitações. Aqui no Recife, as previsões para o inverno deste ano são de chuvas iguais ou superiores às registradas no ano passado”, detalhou.

Ainda segundo a vereadora, o que estamos vendo acontecer é o que se chama de racismo ambiental. “Os atingidos por deslizamentos e inundações são moradores da periferia e de baixa renda.Não dá para continuar dizendo que fomos pegos de surpresa. Sabemos que as chuvas virão e há tecnologias para se evitar tragédias provocadas por deslizamentos e inundações, precisamos fazer a nossa parte e colocar em prática um plano para salvar vidas”, concluiu.

Veja também

Newsletter