Lideranças pernambucanas e Lula se mobilizam em prol do polo automotivo de Goiania
Presidente garantiu empenho pessoal nas articulações para garantir prorrogação de incentivos fiscais
A bancada pernambucana busca mobilizar esforços para garantir a prorrogação de benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até dezembro de 2032. Durante a reunião da assinatura de empréstimo do Governo de Pernambuco com a Caixa Econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assegurou às lideranças pernambucanas que vai se empenhar para aprovar no Senado a manutenção do incentivo, que beneficia montadoras como Stellantis, que fabrica modelos Jeep, Fiat e Ram em Pernambuco.
Durante votação dos destaques da reforma tributária no plenário da Câmara Federal, foi retirada do texto a prorrogação dos incentivos. A expectativa agora gira em torno da votação no Senado Federal. Além da mobilização dos parlamentares pernambucanos, Lula se comprometeu a atuar para garantir uma votação favorável na Casa Alta.
Leia Também
• Ciro Nogueira ignora ‘pix de Lula’ e mantém críticas; veja a coluna desta quarta (12)
• Deputados pernambucanos acompanham assinatura de contrato de empréstimo de Lula e Raquel
• Raquel Lyra garante R$ 1,7 bilhão em ato com o presidente Lula
O senador Humberto Costa (PT) é uma das lideranças que está comprometida na articulação da matéria no Congresso.
“Tenho certeza que no Senado conseguiremos garantir a prorrogação, dentro da Reforma Tributária, dos incentivos ao sistema automotivo nacional. Conversei com o presidente Lula sobre o tema e ele também sabe da importância desses benefícios para assegurar empregos e empreendimentos conquistados a duras penas. Só o polo automotivo de Goiana assegura 5 mil empregos diretos e 9,8 mil indiretos”, afirmou.
Articulação nas duas Casas
Um dos coordenadores da bancada pernambucana na Câmara, o deputado federal Carlos Veras (PT) relatou que os parlamentares pernambucanos estão unidos no objetivo de manter os incentivos. Caso a reforma seja modificada pelo Senado, a proposição volta para a Casa Baixa apreciar as mudanças.
“Há uma unidade para garantir a prorrogação dos incentivos nas duas Casas do Congresso”, garantiu. Além da garantia de apoio para o polo automotivo, lideranças pernambucanas aguardam o anúncio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no fim deste mês. A expectativa é de que sejam contemplados no pacote a conclusão da Transnordestina, requalificação do metrô do Recife e a construção de habitacionais.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.