Logo Folha de Pernambuco

Lista da OAB-PE para desembargador do TJPE é eleita

Os seis nomes escolhidos concorrem à vaga do Quinto Constitucional

OAB-PE - Alysson Maria/Divulgação

Na última segunda-feira (18), a advocacia pernambucana foi às urnas para eleger não apenas a chapa que comandará a OAB-PE nos próximos três anos, mas também para escolher seus representantes para lista sêxtupla na disputa do cargo de desembargador do TJPE pelo chamado Quinto Constitucional. 

A advocacia pernambucana escolheu os seguintes advogados para compor a lista do Quinto Constitucional:Adriana Caribé com 6.273 votos; Carlos Gil com 5.983 votos; Diana Câmara com 5.293 votos; Taciana de Castro, 5.213 votos; Alexandre Bartilotti, 4.429 votos; e Paulo Artur Monteiro com 976 votos.

Desses, três serão apresentados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para governadora Raquel Lyra (PSDB) como candidatos ao cargo de desembargador. A gestora escolherá apenas um. A votação se deu de forma virtual e contou com recorde de participação dos advogados.

Democracia

Pernambuco é um dos estados pioneiros na eleição direta da classe para composição da lista sêxtupla, que marca a primeira etapa dessa disputa. Tal iniciativa democratizou o certame, evitando que interesses de uma pequena parcela da advocacia, ligada a gestão da OAB, pudesse manipular a lista para contemplar amigos ou parentes. 
Assim a disputa eleitoral se mostra bastante acirrada entre os candidatos que precisam percorrer todo o Estado para se apresentar ao eleitorado suas postulações. 

Paridade

Neste ano a OAB-PE adotou um modelo de votação para composição da chapa que criou polêmica, ao limitar a presença de apenas três mulheres na lista sêxtupla, sob o argumento de que a lista deve ser paritária. Além disso foi reservada duas vagas na lista para uma advogada e um advogado negro ou pardo.

Políticas

O problema reside no fato de que as políticas afirmativas em prol das mulheres, assim como dos negros, deve respeitar um limite mínimo de representação e nunca máximo. 
A matéria chegou a ser discutida, em  impugnação ao edital e a Comissão Eleitoral reconsiderou, baseada em precedentes do STF, para que as mulheres que fossem mais votadas que homens pudessem compor a lista.

No entanto, o Conselho Estadual da OAB reformou a decisão da Comissão mantendo a limitação de mulheres em 50% da lista.
O resultado das eleições deixou clara a polêmica já que 5 mulheres foram mais votadas para a lista sêxtupla (Adriana Caribe, Diana Câmara, Taciana de Castro, Luciana Brasileiro e Ana Paula Azevedo). Apesar disso, duas delas (Luciana Brasileiro e Ana Paula Azevedo) ficaram fora da lista para candidatos homens menos votados que elas (Alexandre Bartilotti e Paulo Artur Monteiro).

Equívoco
Indagado sobre o resultado eleitoral, o ex-presidente da OAB-PE, que impugnou a matéria, esclareceu: “acredito que foi um grande equívoco do Conselho que deve vir a ser corrigido nas eleições vindouras. Com a eleição de uma mulher para presidência da OAB-PE, Ingrid Zanella, certamente haverá mais sensibilidade para reavaliação de tal metrologia, sobretudo quando temos um Tribunal composto por mais de 90% de desembargadores homens. Para este pleito, contudo, a tendência é que o Conselho Estadual encaminhe a lista sêxtupla ao TJPE tal como decidido  soberanamente pela advocacia nas urnas. Qualquer alteração extemporânea das regras eleitorais pela OAB após a votação direta dos advogados constituiria uma medida arbitrária e abominável do ponto de vista democrático”.

Etapas

A lista contendo os nomes dos advogados Adriana Caribé; Carlos Gil; Diana Câmara; Taciana de Castro; Alexandre Bartilotti e Paulo Artur Monteiro está prevista para ser entregue nesta quinta-feira (21) pela OAB-PE ao presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, que deve pautar para as próximas semanas a deliberação da redução dos candidatos para compor a lista tríplice por parte do Pleno do Tribunal. Em seguida a governadora será oficiada para a escolha do novo desembargador(a).

Veja também

IA força avanço de data center, que atrai cada vez mais investimentos
Coluna Movimento Econômico

IA força avanço de data center, que atrai cada vez mais investimentos

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter