Logo Folha de Pernambuco

Livro revela histórias inéditas de Miguel Arraes

Obra será lançada nesta quinta-feira (19) no bairro de Casa Forte, no Recife

Centenário de Miguel Arraes será comemorado com festividades - Reprodução

O livro “Miguel Arraes: histórias de lá e de cá” (Editora Cubzac), que reúne relatos inéditos sobre a trajetória de um dos mais populares líderes políticos do Brasil, será lançado hoje, no Real Botequim, em Casa Forte, Recife. A obra foi escrita pelo médico, professor e pesquisador Lula Arraes, filho do ex-governador, e o jornalista Ítalo Rocha, que atuou por diversos anos como assessor de imprensa de Arraes.

História
A publicação é dividida em duas partes: as “histórias de lá”, nas quais Lula Arraes compartilha memórias dos 14 anos em que esteve exilado com o pai na Argélia. Revelam as angústias e superações de Miguel Arraes durante aquele período de desterro, após ser deposto pelo regime militar. 

Já as “histórias de cá” trazem relatos dos bastidores da vida política de Arraes, relembrados por Ítalo Rocha, além de histórias coletadas de amigos e familiares do ex-governador. Tudo é narrado sem a preocupação de seguir a sequência natural dos acontecimentos no decorrer do tempo.

A ideia é fazer com que o leitor da obra transite de forma livre por passagens relevantes da vida de Miguel Arraes, como as campanhas vitoriosas para deputado federal, a primeira gestão como prefeito do Recife e a volta ao comando do Governo de Pernambuco depois do exílio.

Histórias

As histórias, 82 no total, percorrem desde os tempos de Arraes como deputado estadual e prefeito do Recife até a deposição e exílio após o golpe militar de 1964. A obra também traz memórias do retorno ao Brasil, as três vitórias como deputado federal e o retorno ao Palácio do Campo das Princesas, onde cumpriu mais dois mandatos como governador de Pernambuco.

“O livro não tem exatamente uma ordem cronológica, pois a ideia é que não seja uma biografia. São histórias que organizamos sobre Miguel Arraes. Eu já escrevia algumas lembranças dele nas redes sociais e Lula também tinha histórias escritas, foi quando ele me chamou para juntarmos o material e lançarmos o livro”, explicou Ítalo Rocha.

Episódio

Entre os fatos narrados no livro, um pequeno trecho, na contracapa, já traz um “spoiler”, sobre um episódio de 1994. Na ocasião, cogitava-se que Miguel Arraes, devido à idade avançada, desistisse de disputar o Governo de Pernambuco para tentar uma vaga no Senado. No entanto, o líder político teria afirmado que não costumava tomar nenhuma decisão sem antes consultar sua mãe, Maria Benigna Arraes, que ainda estava viva à época.

Apresentação

A socióloga Vanja Campos, que atuou como chefe de gabinete durante o terceiro mandato de Miguel Arraes e acompanhou de perto os últimos anos de vida dele, assina a apresentação do livro, destacando não só a inteligência e o humor, mas também a dedicação inabalável de Arraes ao seu estado e ao Brasil.

Retorno

A volta de Miguel Arraes à política se dá depois de 1979, ano em que ele voltou do exílio. Em 1980, participou da fundação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1982, foi o deputado federal mais votado do Nordeste e, em 1986, elegeu-se governador de Pernambuco pela segunda vez.

Em 1990, ingressou no PSB e se elegeu para seu segundo mandato de deputado federal. Eleito mais uma vez governador em 1994, tentou a reeleição em 1998, mas foi derrotado.

Em 2002, com 86 anos, conquistou mais um mandato de deputado federal. O líder político faleceu em 13 de agosto de 2005, aos 88 anos, vítima de infecção respiratória, agravada por uma insuficiência renal.

Veja também

Elon Musk se reuniu com embaixador iraniano para apaziguar tensões com EUA
Elon Musk

Elon Musk se reuniu com embaixador iraniano para apaziguar tensões com EUA

Mortes por overdose de drogas ficam abaixo de 100 mil nos EUA
Overdose

Mortes por overdose de drogas ficam abaixo de 100 mil nos EUA

Newsletter