Luciana Santos afirma que Vinicius Castello teve vitória política em Olinda
Para a ministra, candidatura do petista a prefeito fez surgir uma nova liderança na cidade
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, avaliou como positivo o pleito eleitoral deste ano em Olinda, cidade que governou há 24 anos. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ela elogiou o candidato Vinicius Castello (PT) e afirmou que nacionalmente, mesmo com um desempenho tímido, a esquerda recuperou espaço na política após anos de fracasso.
Luciana, que também é presidente nacional do PCdoB, apoiou o candidato petista à Prefeitura de Olinda, cidade da qual foi prefeita por dois mandatos. “Vinicius foi um candidato espetacular. Nós tivemos uma eleição dura, com uma diferença de seis mil votos, representando a força do nosso campo”, elogiou.
Para a ministra, o resultado foi muito positivo. “Pudemos ter uma atuação de maior fôlego. Embora não tivemos uma vitória eleitoral, tivemos uma vitória política. Há uma liderança nova, que se comunica com a juventude. Em nível nacional, foi um resultado insatisfatório, mas que nos colocou na posição de antes, afinal de contas, foram anos de reveses”, declarou.
Quando indagada sobre a demora na definição se seria candidata à Prefeitura de Olinda, a líder nacional do Partido Comunista do Brasil afirmou que o processo envolvia uma construção com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela ressaltou que a decisão passou pela garantia de que a sigla manteria a representação na Esplanada dos Ministérios.
“Em nenhum momento eu deixei de admitir que poderia ser candidata. Essa possibilidade existiria se fosse possível manter a posição do partido na Esplanada. Essas coisas não dependem só da gente. O tempo da política enseja os resultados. Não acho que isso tenha sido determinante”, enfatizou.