Logo Folha de Pernambuco

Luciano Duque propõe criação da Carteira de Identificação para Portadores de Doença Celíaca em PE

Condição autoimune afeta parcela da população, podendo gerar anemia, osteoporose e câncer

Luciano Duque propõe criação da Carteira de Identificação para Portadores de Doença Celíaca em PE - Dany Gomes

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 2336/2024, que propõe a criação da Carteira de Identificação para Portadores de Doença Celíaca e outras desordens relacionadas ao glúten (DRGS) no Estado de Pernambuco. A medida visa garantir reconhecimento oficial aos portadores dessas condições e facilitar o acesso a serviços de alimentação adequados em estabelecimentos públicos e privados.

A Doença Celíaca é uma condição autoimune que afeta uma parcela da população, podendo gerar complicações graves à saúde, como anemia, osteoporose e até câncer, caso não seja tratada corretamente.

Segundo Duque, a proposta tem o objetivo de assegurar que pessoas celíacas recebam o atendimento alimentar adequado, principalmente em ambientes como restaurantes, bares, hotéis e até hospitais.

“A proposta garante que, por exemplo, pacientes internados e acompanhantes em hospitais recebam refeições adequadas durante o período de internação”, explicou.

De acordo com o projeto, para obter a carteira de identificação, o interessado deverá apresentar um relatório médico confirmando o diagnóstico da doença, além de seus dados pessoais e comprovante de residência.

A emissão será feita pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, com apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs).

“A iniciativa vai permitir ainda a realização de um censo estadual facilitando a implantação de políticas públicas de inclusão social”, explicou Duque.

A proposta também visa realizar um censo estadual sobre a Doença Celíaca, o que permitirá a elaboração de políticas públicas de inclusão social para essa população.

O Projeto de Lei nº 2336/2024 foi apresentado no último dia 11 de novembro e ainda passará por análise nas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco antes de seguir para votação.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Luana Piovani gera polêmica ao falar sobre homens brasileiros: 'estão velhos e acabados'
polêmica

Luana Piovani gera polêmica ao falar sobre homens brasileiros: 'estão velhos e acabados'

Ancelotti defende Vinícius Júnior: 'É difícil aguentar tudo o que ele passa'
futebol

Ancelotti defende Vinícius Júnior: 'É difícil aguentar tudo o que ele passa'

Newsletter