Logo Folha de Pernambuco

Luciano Duque representa a Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Indicação é do presidente da Casa e da Comissão de Meio Ambiente da Alepe

Deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) - Foto: Dany Naara

A partir deste ano, o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) será o representante da Assembleia Legislativa de Pernambuco no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH). O CRH é o órgão superior deliberativo, consultivo e paritário do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, vinculado à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos..

O nome do parlamentar foi indicado pelo presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto (PSDB), e pela Comissão de Meio Ambiente, da qual Duque é vice-presidente.

Segundo o deputado, é de grande relevância o CRH ter um representante do Sertão pernambucano, área do estado mais afetada pelos períodos de estiagem e pela má distribuição dos recursos hídricos.

“Além da representação na Alepe, o povo sertanejo agora terá sua representação neste conselho de tamanha importância. A falta d'água é uma das principais reclamações por onde a gente anda”, registra o deputado, ex-prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.. 

Entre as funções e atribuições, o Conselho discute e aprova a Política Estadual de Recursos Hídricos, as prestações de contas e o Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Além disso o CRH tem o papel de aprovar os índices e metas dos programas utilizados pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC).

Para além do conselho, o parlamentar estará na coordenação da Frente Parlamentar do Enfrentamento à Seca, proposta por ele no passado, além de ser também vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

“É necessário dialogar e buscar soluções efetivas para o povo pernambucano, principalmente, com relação aos recursos hídricos e ao enfrentamento à seca. Esta questão está totalmente atrelada ao meio ambiente. As mudanças climáticas estão cada vez mais intensas, o fenômeno do El Ninõ será mais intenso em 2024, e nós enquanto representantes do povo estaremos sempre em luta na busca de melhorias para a qualidade de vida do pernambucano.”

Veja também

Newsletter