Logo Folha de Pernambuco

Luiz Carlos de Barros Figueiredo é eleito presidente do TJPE

A eleição para a nova mesa diretora do biênio 2022/20224, aconteceu nesta quarta-feira (17)

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu o Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo como novo presidente da corte. A eleição para a nova mesa diretora do biênio 2022/20224 aconteceu nesta quarta-feira (17). O pleito elegeu seus membros por aclamação e aconteceu na Sala de Sessões do Pleno, no Palácio da Justiça, no formato telepresencial, sendo transmitida ao vivo pelo canal oficial do Youtube da Assessoria de Comunicação do Tribunal. 

O cargo de corregedor geral da Justiça será ocupado pelo desembargador Ricardo Paes Barreto. Foram eleitos ainda os desembargadores Antenor Cardoso Soares Júnior e Antônio de Melo e Lima para a 1ª Vice-Presidência e a 2ª Vice-Presidência, respectivamente. Compuseram a sessão, 47 desembargadores. A posse dos novos membros da mesa acontece em fevereiro de 2022.

Desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo 

Após o resultado, o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, agradeceu emocionado aos colegas pela confiança demonstrada ao elegê-lo por unanimidade, relembrando a eleição para outros cargos pela corte, ao longo da sua trajetória profissional. 

“Em distintas composições do TJPE, já fui eleito para a Coordenadoria da Infância e Juventude, para a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, e para o cargo de corregedor geral do Estado, função que exerço atualmente. Todas as tarefas que desempenhei representaram um aprendizado. A minha promessa, como nos cargos que exerci anteriormente, é dar o melhor de mim, com humildade, procurando atuar em consonância com os meus colegas, colocando na prática a vontade do colegiado, em prol do jurisdicionado”, pontuou.

O magistrado ainda agradeceu aos amigos e familiares, especialmente à esposa, a psicóloga Maria Tereza Vieira de Figueiredo. “Deus colocou na minha vida a minha esposa, sem a qual não teria conseguido superar todos os obstáculos que apareceram. Minha companheira, minha amiga, e confidente de todas as horas. Uma pessoa que admiro infinitamente e sem a qual não seria quem sou”, afirmou.

Durante a sessão foram eleitos também quatro novos desembargadores titulares e quatro suplentes, também por aclamação, para compor o Conselho da Magistratura. Os titulares eleitos foram os desembargadores Fausto de Castro Campos, Francisco Manoel Tenório dos Santos, Agenor Ferreira de Lima Filho e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho. Já os suplentes foram José Ivo de Paula Guimarães; José Viana Ulisses Filho; Daisy de Andrade Costa Pereira; e Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes.

Na cerimônia, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, parabenizou os novos membros da mesa diretora e desejou sucesso na condução do Poder Judiciário do estado de Pernambuco. “Parabenizo com entusiasmo e muita satisfação o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Numa demonstração de união, de estabilidade, e de comunhão de interesses em prol da sociedade pernambucana elegeram por unanimidade uma mesa diretora de altíssimo nível para conduzir os destinos do Judiciário no próximo biênio 2022/2024. Esse Tribunal centenário que só fez evoluir nos seus 200 anos de criação, é hoje um dos tribunais mais respeitados do nosso país, o que ficou evidente durante o 120º Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça, realizado no Recife, este mês”, observou.

Veja também

Denúncias serão apuradas com profundidade, diz ministro sobre queda de ponte no Tocantins
DESABAMENTO

Denúncias serão apuradas com profundidade, diz ministro sobre queda de ponte no Tocantins

Olinda decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro; confira serviços em funcionamento
FESTIVIDADES

Olinda decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Newsletter