Lula da Fonte promove debate sobre talassemia e cânceres hematológicos na Comissão de Saúde
Durante a audiência, médicos, pesquisadores e pacientes compartilharam suas experiências
Em uma audiência pública promovida na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, o deputado federal Lula da Fonte (PP/PE) destacou a importância de intensificar a luta contra a talassemia e os cânceres hematológicos. O evento, realizado na última quarta-feira (11) foi um marco para a ampliação da visibilidade das condições e o reforço do compromisso com a melhoria dos cuidados e recursos para os pacientes dessas doenças.
A audiência foi um momento para discutir e alinhar esforços entre os poderes Legislativo e Executivo com o objetivo de enfrentar os desafios impostos por essas condições e oferecer melhores perspectivas aos pacientes.
Leia Também
• Deputado federal Lula da Fonte é escolhido relator de MP para enfrentar estado de calamidade pública
• Lula da Fonte diz que PP não precisa de apoio de Raquel em Jaboatão
• Eduardo da Fonte visita Procape ao lado do deputado Lula da Fonte e da Bancada Progressista
"Destinei 100% das minhas emendas impositivas e individuais para a saúde. Nosso esforço está focado em mobilizar o maior número possível de parlamentares para que se unam a essa importante causa. Esta não deve ser uma luta exclusiva nossa; ela deve ser encampada por todo o parlamento”, afirmou o deputado Lula da Fonte.
A talassemia, uma doença genética que afeta a produção de hemoglobina, e os cânceres hematológicos, como leucemia e linfoma, foram os principais temas discutidos durante a audiência. Especialistas presentes no evento ressaltaram a necessidade de investimentos adicionais e uma maior conscientização em nível nacional para garantir o acesso a tratamentos especializados e o diagnóstico precoce dessas doenças.
A audiência contou com a participação de importantes convidados, como Talita Garrido, Conselheira Nacional de Saúde, e o Dr. Eduardo Fróes, representante da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta). Ambos contribuíram com suas experiências e conhecimentos, destacando a urgência de um sistema de saúde mais robusto e acessível para os portadores dessas condições.