Lula pede ao PT para abrir mão de candidaturas estaduais em 2022, diz jornal
Com a volta do ex-presidente Lula (PT) no cenário eleitoral em que pretende disputar o Palácio do Planalto, em 2022, o petista começa a dar orientações ao Partido dos Trabalhadores. Segundo o jornal Extra, Lula teria orientado ao diretório nacional do PT que abra mão da candidatura nos estados nas eleições do próximo ano. A decisão só será reavaliada se nos estados nos quais o nome do ex-presidente seja favorito no pleito ou dispute cabeça a cabeça com o adversário mais bem avaliado nas pesquisas, explica o jornal.
O movimento ocorre dois dias após Lula se reunir com o governador Paulo Câmara (PSB) e lideranças nacionais do PT e PSB. Apesar do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, negar que o encontro foi para discutir cenário eleitoral, agora, com a instrução de Lula fica ainda mais evidente a brecha de uma possível aliança entre as duas legendas em 2022.
Em Pernambuco, os dois partidos estão rompidos desde a conturbada eleição municipal de 2020, em que ambos lançaram como candidatos o atual prefeito João Campos (PSB) e a deputada federal Marília Arraes (PT).