Lula se reúne com governadores nordestinos em Natal
Presença de Paulo Câmara no encontro está confirmada
O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) está de viagem marcada para Natal, na próxima quinta-feira (16), onde deverá se encontrar com Lula (PT). O pré-candidato à Presidência da República visitará a capital potiguar para acompanhar a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar, que começa nesta quarta (15) e segue até domingo, no Centro de Convenções da cidade, localizado na Via Costeira.
Paulo Câmara acompanhará a agenda de Lula, que chega ao Aeroporto de Natal no final da manhã e vai direto visitar os estandes da feira e, na sequência, almoçar com os governadores dos nove estados nordestinos. Todos já confirmaram presença. O governador de Pernambuco vai e volta no mesmo dia.
Leia Também
• Ajuste nos palanques de SP, MG e Rio é estratégico para a campanha de Lula
• Chapa Danilo-Teresa é apresentada oficialmente a Lula
• PSB apresenta Danilo e reforça sua aliança com Lula em inserções na TV
Além desses compromissos, o pré-candidato à Presidência da República vai participar do evento "Juntos pelo RN", ato político que acontecerá na Arena das Dunas, à tarde. O estacionamento do estádio multiuso deverá receber, segundo as expectativas do PT, entre 10 mil e 15 mil pessoas. Preocupado com a questão de segurança, o partido providenciou detector de metais na entrada. A concentração está marcada para as 15h e o evento deve ter início às 17h. De Natal, Lula segue para Maceió e Aracaju.
O presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, disse à reportagem da Folha de Pernambuco que ainda não há previsão para a vinda de Lula ao seu estado natal. A deputada Teresa Leitão, que havia acenado sobre uma possível visita do ex-presidente ainda em junho, acrescentou: "A nossa agenda é mais adiante junto com o Ceará e a Bahia".
A 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar vai reunir em Natal agricultores de todos os estados do Nordeste. O evento contará com a participação de cooperativas, associações, comunidades tradicionais e movimentos camponeses e sindicais. Entre as presenças confirmadas, estão as do MST, Contag e Contraf-CUT.
Ao que tudo indica, o cooperativismo será uma das prioridades do Plano de Governo de Lula. "Deveremos colocar o cooperativismo na ordem do dia para ajudar a resolver o problema de milhões de brasileiros carentes. É necessário colocar o assunto na pauta do Brasil", afirmou Lula durante visita a Porto Alegre, no início deste mês.
No encontro com representantes de partidos aliados, o pré-candidato à Presidência da República acrescentou ainda que "neste momento de crise ligada diretamente à fome, o cooperativismo na agricultura familiar é base para qualquer programa de governo, como já foi nos governos anteriores do PT".