Logo Folha de Pernambuco

Lupércio, do desconhecimento à prefeitura

Professor Lupércio comemora - Bruno Campos/Folha de Pernambuco
Numa das disputas mais tensas deste segundo turno em Pernambuco, o candidato do SD Professor Lupércio levou a melhor e se tornou o novo prefeito de Olinda. Ele saiu das urnas com 120.225 (57,04%), contra 90.558 (42,96%) de Antônio Campos.

Com a vitória o Professor Lupércio será o sucessor de 16 anos de administrações do PCdoB. Até junho, pouca gente tinha ouvido falar do novo prefeito. Vereador por duas vezes, ele foi eleito deputado estadual em 2014 graças à chapinha montada pelo Solidariedade.

Quando começou a cogitar a candidatura, muitos atores políticos de Olinda viam na movimentação uma articulação para fortalecer a sua reeleição para a Assembleia Legislativa. No entanto, com o início da campanha, ele começou logo aparecendo na terceira posição, atrás da ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB) e da ex-candidata Izabel Urquiza (PSDB).

Apurados os votos do primeiro turno, Professor Lupércio ficou na segunda posição, com 23,38%. No segundo turno, travou um embate monotemático com Antônio Campos sobre a naturalidade dos candidatos.

Também viu o adversário tentar colocar a pecha de candidato do PCdoB de Renildo Calheiros e Luciana Santos.

Com os votos apurados, venceu com uma diferença de 14,08% percentual não registrado em qualquer pesquisa.

Olinda também teve uma abstenção de 20.868 pessoas (8,05%). Dos que votaram, 8.053 (3,38%) votaram em Branco, enquanto outros 19.624 (8,23%) votaram nulo.

Veja também

PF faz nova ação contra fraudes em licitações na Bahia
BRASIL

PF faz nova ação contra fraudes em licitações na Bahia

Bisneto do Mussolini faz gol na Série B da Itália e torcida comemora com gesto fascista
FUTEBOL

Bisneto do Mussolini faz gol na Série B da Itália e torcida comemora com gesto fascista

Newsletter