Maior colégio eleitoral de Jaboatão dos Guararapes registra “poluição por santinhos” e grande fluxo
Ao todo, 16.243 eleitores estão registrados para votar na UNIFG
Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foi possível registrar, ainda no começo da tarde deste domingo (6), a presença da poluição dos santinhos no entorno do maior colégio eleitoral da cidade.
O fluxo de eleitores também era bastante intenso na tarde deste domingo (6). Ao todo, 16.243 eleitores estão registrados para votar na UNIFG, que fica na Rua Comendador José Didier, no bairro de Piedade.
O local também é o colégio eleitoral dos candidatos à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes Mano Medeiros (PL) e Clarissa Tecio (PP), que votaram ainda no período da manhã.
Leia Também
• Canais oficiais do TRE-PE registram mais de 6 mil atendimentos sobre eleições neste domingo (6)
• Com problemas, 150 urnas precisaram ser substituídas esta manhã nas eleições em Pernambuco
• Eleições 2024 em Olinda: movimentação intensa no Dom, maior colégio eleitoral da cidade
Além do derrame de santinhos, que configura configura crime eleitoral de acordo com a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), passível de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa, alguns eleitores também reclamavam da falta de instruções sobre o local de votação.
Estes eleitores, no entanto, não quiseram gravar entrevista.
Já o gestor de Projetos Augusto Alencar, afirmou que o prédio estava bem sinalizado e que, apesar de ter votado no local pela primeira vez, não teve problemas em encontrar a seção eleitoral.
“Embora muita gente tenha falado de dificuldade em achar a sua seção, para mim, foi extremamente tranquilo. Vi uma sinalização na entrada, e algumas a cada 15, 20 metros entre uma e outra. Então, no geral foi uma boa experiência”, afirmou Augusto.
O gestor de projetos comentou ainda a importância da consciência na hora de exercer a cidadania através do voto.
“É um momento muito importante, temos que nos conscientizar, exercer a nossa cidadania, e mais do que saber das nossas escolhas e o estamos procurando. Para que a gente possa construir o futuro que a gente almeja”, concluiu.
O estudante de Zootecnia Gustavo Oliveira também reforçou que não teve dificuldade para achar a seção de votação, e ressaltou a importância do voto válido.
“Não tive dificuldade alguma para achar a minha seção de votação, pelo contrário. Achei bem fácil e acessível. Além disso, gostaria de destacar a importância de votarmos, porque é uma luta constante que não devemos jogar fora votando nulo ou branco”, destacou o estudante.