Mandato de Donald Trump contará com mais desafios e apoios
Presidente americano retoma ao Poder em um cenário internacional conflituoso e tenso
Em meio aos conflitos que ocorrem no mundo e a um contexto econômico desafiador, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retoma o poder no País em um cenário internacional mais “conflituoso e tenso” em comparação com o seu primeiro mandato exercido entre 2016 e 2020.
Leia Também
• Deputados pernambucanos assistem posse de Trump ao lado de Bolsonaro em Brasília
• Gilson Filho e Gilson Machado viajam para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos
• Os impactos da vitória de Donald Trump no Brasil
Segundo o doutor em ciência política e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Elton Gomes, essa relação internacional mais tensionada e conflituosa é fruto das dos conflitos no Oriente Médio, no Leste Europeu e das tensões no mar do Sul da China, além de outros embates difusos. No cenário econômico doméstico, o governo também terá desafios.
“O próprio governo americano vem de um déficit recorde, de uma inflação também recorde, provocada pelas medidas emergenciais, e por essa perspectiva mais intervencionista do estado sobre a economia”, destacou.
Apesar do cenário internacional desafiador, o cientista político Thales Castro avalia que o fato de Trump ter a maioria da Câmara e do Senado garantirá mais poder ao presidente no novo mandato.
“Trump vem com um mandato muito mais fortalecido do que foi a vitória dele contra Hillary Clinton em 2016. Trump vem com maioria no Senado e na Câmara. A Suprema Corte que tem nove ministros e não tem a politização que tem aqui no Brasil, tem efetivamente esse viés mais conservador”, destacou.
Na mesma linha, o cientista político Hely Ferreira acredita que a tendência é que Trump amplie as medidas do seu governo. “No primeiro mandato Trump falava mais e agia menos, agora ele tem maioria na Câmara e no Senado. Isso pode facilitar a ele ampliar as suas medidas”, destacou.