Logo Folha de Pernambuco

Marcantônio Dourado tem apoio unânime do PSB para o Dnocs

Marcantônio Dourado (à esquerda) anunciou apoio a Marília Arraes, em 2022, e levou seu grupo político - Foto: Divulgação

O ex-deputado estadual Marcantônio Dourado, que no ano passado rompeu com líderes do PSB e apoiou a candidatura de Marília Arraes (Solidariedade) ao Governo de Pernambuco, é o indicado pela bancada pernambucana do partido na Câmara dos Deputados para assumir o comando do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Por ironia, o único cargo da União que poderia ser ocupado pela ex-deputada.

Defendido pelo deputado federal Lucas Ramos, o nome do ex-parlamentar por sete mandatos teve apoio unânime dos que estiveram na reunião realizada em Brasília, na última quarta-feira: Eriberto Medeiros, Felipe Carreras e Guilherme Uchôa. O deputado Pedro Campos não participou porque está viajando. Mas a decisão conta com o aval do seu irmão, o prefeito do Recife, João Campos, hoje um dos mais influentes junto ao presidente Lula (PT).

"Existe muito interesse e atenção por parte do prefeito João Campos em relação a Marília Arraes. Mas já existia uma sinalização de outro nome partindo do próprio partido e a bancada não iria se dividir. A manutenção do nome foi unânime", argumentou Lucas Ramos.

Arraesista histórico e ligado ao ex-governador Eduardo Campos, Marcantônio Dourado tem reduto no município de Lajedo e seu grupo é influente também em Cachoeirinha, Iati, Capoeiras, Paranatama, São Bento do Una, Venturosa, Jurema, Buíque e São João, todas cidades do Agreste pernambucano.

No ano passado, Marcantonio Filho, que estava no PP e migrou para o PSB, apostando no apoio do Palácio do Campo das Princesas à sua candidatura para a Assembleia Legislativa, retirou-se da disputa.

Segundo ele, nenhuma das promessas de apoio eleitoral foi cumprida. Antes disso, ele chegou a assumir vaga na Assembleia, na condição de suplente, até março do ano passado, quando alguns secretários deixaram cargos no Governo e voltaram à Casa de Joaquim Nabuco.

Sem candidato a estadual, a família Dourado apoiou o deputado Aglailson Victor (PSB) e manteve a aliança com Lucas Ramos para federal. Ninguém abandonou a legenda, mas a saída de Marcantônio Filho do páreo deixou o grupo fora da cena política.

Uma possível nomeação para o Dnocs renovaria o fôlego do grupo, repararia injustiças cometidas pela legenda e reforçaria a gratidão do deputado Lucas Ramos. Tudo agora depende do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que já recebeu a indicação, e, claro, da assinatura de Lula.

 

As fissuras do Partido Liberal
O PL anda em busca de consenso para a disputa pela Prefeitura do Recife. Depois de o líder em Pernambuco,  Anderson Ferreira, anunciar, no mês passado, o ex-ministro Gilson Machado como candidato ao cargo no próximo ano, o deputado Renato Antunes colocou seu nome à disposição. "Vamos discutir o Recife de forma técnica e propositiva. O PL apresentará ideias que se contraponham ao modelo do PSB. Vamos para as eleições unidos, com Gilson ou com Renato", aposta o líder do partido na Assembleia.

CIDADANIA  Este ano, 481 denúncias de violência contra idosos foram registradas em Pernambuco. Para conscientizar as pessoas sobre as formas de agressão e estimular os registros, o secretário-executivo de Direitos Humanos do Estado, Jayme Asfora, lançou ontem uma campanha.  “É importante que a sociedade esteja atenta aos sinais”, explicou.

HOMENAGEM  O presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar, recebeu ontem a Ordem do Mérito Naval, no grau de Grande Oficial. A comenda é concedida pela Marinha do Brasil a personalidades que prestaram relevantes serviços à instituição. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, participaram da cerimônia.

Veja também

Sport x Santos terá segurança de 823 PMs e monitoramento em tempo real, anuncia governo
SEGURANÇA

Sport x Santos terá segurança de 823 PMs e monitoramento em tempo real, anuncia governo

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem
CINEMA

Em 'Queer', Daniel Craig vive protagonista que se apaixona por homem mais jovem: "Acho risível a masculinidade", diz ator

Newsletter