Logo Folha de Pernambuco

Marcelo Canuto é agora presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife

Ele já foi presidente da Fundarpe e secretário estadual da Casa Civil

Marcelo Canuto - divulgação/PCR

Ex-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto é agora presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município deste sábado (7). O cargo estava sendo sendo exercido, acumuladamente, por Ricardo Mello, secretário municipal de Cultura.

Entre suas atribuições, a Fundação promove, junto com a Secult, "atividades para difusão, circulação e fruição da cultura". Também cabe às duas entidades, com atribuições institucionais específicas, mas gestão integrada, estimular a produção cultural em suas diversas formas e manifestações, além de recuperar e preservar os patrimônios materiais e imateriais do município.

Perfil
Recifense, Marcelo Canuto Mendes tem 58 anos. Advogado, iniciou sua vida pública no segundo Governo Miguel Arraes (1987-1990) como oficial de gabinete. Na terceira gestão de Miguel Arraes (1995-1998) assumiu a Gerência Geral da Secretaria de Projetos Especiais. Também foi, no Recife, assessor da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Recife (2001) e diretor administrativo e financeiro da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), entre 2005 e 2007.

Na primeira gestão do governo de Eduardo Campos, foi secretário Especial de Articulação Social do Estado; na segunda, foi secretário-executivo de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Secretaria da Casa Civil, acumulando ainda a Secretaria Executiva de Articulação Política da pasta. Entre outubro de 2013 a dezembro de 2014, foi secretário estadual de Cultura.

Entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018, no primeiro Governo de Paulo Câmara, voltou a ser convocado para a Secretaria da Casa Civil, exercendo o cargo de Secretário Executivo de Coordenação da Casa Civil. No segundo governo de Câmara, foi presidente da Fundarpe até abril de 2022, quando assumiu a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter