Logo Folha de Pernambuco

Marcos Carvalho toma posse como novo desembargador do TJPE

Cerimônia solene teve presença de grandes figuras políticas do estado

Posse do novo desembargador do TJPE, Marcos Antônio Matos de Carvalho - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, nesta quarta-feira (8), sua primeira sessão solene de 2025, oficializando a posse do novo desembargador Marcos Antônio Matos de Carvalho.

A cerimônia, presidida pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e de diversas personalidades do cenário político e jurídico do estado.

Marcos Carvalho assume uma das seis vagas criadas com a recente ampliação do TJPE, que passou de 52 para 58 desembargadores. O presidente do TJPE, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto, ressaltou a importância da ampliação do Tribunal, aprovada no ano passado pela governadora, que criou seis novas vagas para desembargadores.

"Essa ampliação era necessária. Há mais de 10 anos o Tribunal não passava por uma expansão, o que resultava em uma sobrecarga de trabalho, com cerca de 78 mil processos aguardando resposta", pontuou.

Governadora Raquel Lyra e prefeito João Campos estiveram presentes no evento Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Ele destacou que a chegada do novo desembargador fortalece ainda mais o Tribunal, especialmente em um momento de busca por eficiência e redução de custos para investir em tecnologia. "Estamos empenhados em oferecer uma Justiça mais ágil, acessível e eficiente para o povo pernambucano", acrescentou.

Em seu discurso de posse, Marcos Carvalho expressou gratidão pela trajetória no Ministério Público e destacou o compromisso com a nova função. 

"Hoje é um dia de muita alegria e marca o início de um novo desafio na minha trajetória profissional. Após 25 anos de atuação no Ministério Público, encerro uma etapa repleta de realizações, aprendizados e felicidade. Chego ao Tribunal de Justiça de Pernambuco com humildade, determinação e grande vontade de aprender, pronto para somar esforços com esta corte na missão de fazer justiça”, destacou.

Durante a solenidade, a governadora Raquel Lyra destacou a força da família Carvalho e a importante trajetória de Marcos Carvalho, mencionando o impacto positivo de sua nomeação.

"Dr. Marcos possui uma trajetória combativa e íntegra no Ministério Público, vindo de uma família que merece todo o nosso respeito. Seu pai, Dr. Sílvio Pessoa de Carvalho, representou com excelência a democracia em Pernambuco, e agora seus filhos dão continuidade a esse legado no Tribunal de Justiça. Não tenho dúvidas de que ele contribuirá para fortalecer o Tribunal de Justiça de Pernambuco, tornando-o cada vez mais forte, altivo e próximo da população".

Segundo a governadora, os critérios de escolha para o cargo foram baseados na trajetória curricular dos indivíduos analisados. 

“O Dr. Marcos já havia sido escolhido por mim anteriormente para o cargo de procurador-geral de Justiça, o que torna natural sua escolha, especialmente sendo o mais votado para ocupar agora a posição de Desembargador do Estado de Pernambuco. Da mesma forma, ontem, a indicação de Zé Paulo Cavalcanti como procurador-geral de Justiça, também o mais votado, reflete sua trajetória combativa no Ministério Público, especialmente no combate ao crime organizado. Ele é alguém conciliador, capaz de unir forças para tornar o Ministério Público ainda mais forte, cada um cumprindo seu papel, mas trabalhando em sinergia com os demais poderes”.

A cerimônia também contou com menção ao simbolismo do 8 de janeiro. A governadora reforçou que "o fortalecimento das instituições é essencial para garantir um estado mais justo e acessível para todos".
 

Veja também

Kremlin nega qualquer responsabilidade sobre acidente de avião azerbaijano
Rússia

Kremlin nega qualquer responsabilidade sobre acidente de avião azerbaijano

Chuvas no RS: governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
rio grande do sul

Chuvas no RS: governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar

Newsletter