Logo Folha de Pernambuco

Marcos Carvalho toma posse como novo procurador-geral de Justiça do Estado

Solenidade contou com várias personalidades políticas, como a governadora Raquel Lyra e outros

Procurador-geral de Justiça - Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Leia Também

• Eriberto Medeiros prestigia a posse de Marcos Carvalho como Procurador-Geral de Justiça

• Marcos Antônio Matos de Carvalho é o novo procurador geral de Justiça do Estado

O promotor Marcos Antônio Matos de Carvalho tomou posse nesta quarta-feira (11) como o novo procurador-geral de Justiça do Estado. A cerimônia de posse foi organizada pelo Colégio de Procuradores de Justiça e aconteceu na Escola Judicial de Pernambuco, no bairro de Joana Bezerra, área central da capital pernambucana. Marcos Carvalho possui 23 anos de carreira no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e foi titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital. Antes, em 1999, iniciou sua carreira em Caruaru, no Agreste pernambucano, passando ainda pelas cidades de Cachoeirinha, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

A nomeação do seu nome ocorreu no início do mês pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Marcos Antônio Matos de Carvalho já atuava como procurador interino desde novembro. O seu nome foi o mais votado da lista tríplice encaminhada pelo MPPE para a governadora. Agora, ele irá ficar à frente da Procuradoria-geral até 2025.

Além da governadora de Pernambuco e da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), o ato de posse contou com várias personalidades políticas, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PSB), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), entre outros.

Na cerimônia, todos os discursos realizados na posse de Marcos Carvalho se caracterizaram pela defesa do estado democrático de direito. Além disso, todos repercutiram sobre o ataque de bolsonaristas radicais em Brasília, ocorrido no último domingo (8). Por sinal, em seu discurso, a governadora comentou sobre o que viu quando esteve no Distrito Federal para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Marcos Carvalho disse que encara a nova função com vontade de encarar os desafios que se apresentam para a sociedade pernambucana como um todo. “O sentimento é de responsabilidade, com a missão que tenho em mãos, mas também de muita disposição — não só minha, mas de toda a instituição para enfrentar o próximo biênio. Temos os desafios de sempre em relação à cidadania, principalmente depois da pandemia que enfrentamos. Vamos trabalhar com políticas públicas para a inclusão dos mais miseráveis, sem esquecer a atuação na área criminal”, disse o novo procurador-geral de Justiça.

 

Veja também

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude
Representatividade

"O sorriso negro ainda incomoda muita gente", diz multimedalhista em Jogos da Juventude

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento
meio ambiente

COP29: Marina reforça necessidade de avanço sofre financiamento

Newsletter