Logo Folha de Pernambuco

Maria Arraes promove audiência pública pela regulamentação da Lei da Saúde Mental nas Empresas

A audiência pública será realizada no Anexo II, Plenário 05 da Câmara dos Deputados

Maria Arraes promove audiência pública pela regulamentação da Lei da Saúde Mental nas Empresas - Divulgação

A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) promove nesta terça-feira, às 9h, uma audiência pública para discutir a regulamentação da Lei nº 14.831.

Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 27 de março de 2024, a lei institui o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, certificação nacional para organizações que implementam políticas e práticas eficazes de promoção da saúde mental e bem-estar de seus trabalhadores. 

"Nosso mandato empenhou todos os esforços para garantir a aprovação deste novo marco legal em tempo recorde. O próximo passo da regulamentação é fundamental para a definição clara dos critérios de avaliação das empresas e a formação de uma comissão certificadora que deve ser nomeada pelo governo federal", afirmou Maria Arraes. 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, entre as dez principais causas de afastamento do trabalho, cinco são relacionadas a transtornos mentais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 18 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade. Além disso, entre 2022 e 2023, os afastamentos por transtornos mentais aumentaram em 38%, levando à concessão de mais de 288 mil benefícios por incapacidade.

A audiência pública, que também conta com a solicitação da deputada Jack Rocha (PT-ES), será realizada no Anexo II, Plenário 05 da Câmara dos Deputados. Diversas autoridades e especialistas em saúde mental do setor público, iniciativa privada e sociedade civil confirmaram presença. 

Os requisitos para a obtenção do certificado incluem a implementação de programas de apoio psicológico e psiquiátrico, capacitação de lideranças, combate à discriminação e ao assédio, e a promoção de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores.

A certificação terá validade de dois anos e poderá ser utilizada pelas empresas em suas comunicações e materiais promocionais, destacando seu compromisso com a saúde mental dos funcionários.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Para presidente do BoE, investimento empresarial no Reino Unido está fraco pelos padrões do G7
REINO UNIDO

Para presidente do BoE, investimento empresarial no Reino Unido está fraco pelos padrões do G7

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo ''tem simpatia'' pela proposta
PEC

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo ''tem simpatia'' pela proposta

Newsletter