Marília Arraes, André de Paula e trade turístico discutem ações para fortalecimento do setor

Segundo Ministério do Turismo, Recife ficou na 10ª posição entre os destinos mais procurados do país

Marília e André de Paula se reuniram com cerca de 40 integrantes do trade turístico - Tiago Calazans/Divulgação

Historicamente, Pernambuco é um importante destino turístico do nosso País. Porém, a falta de investimentos e de diálogo do Governo do Estado com representantes do trade turístico pernambucano – que contempla hotéis, restaurantes, equipamentos turísticos e outros empreendimentos – está matando o setor aqui no estado.

O reflexo imediato da falta de planejamento do Estado, segundo o Movimento Pernambuco na Veia, encabeçado pela candidata Marília Arraes (Solidariedade), é o baixo desempenho do setor no pós-pandemia, apesar de o Nordeste ser um dos principais destinos do turismo interno. Segundo balanço semestral do Ministério do Turismo, das dez cidades mais procuradas no primeiro semestre deste ao, sete são do Nordeste.

A lista é liderada por Gramado, seguida por Fortaleza, Maceió e Natal. Ipojuca, onde fica o balneário de Porto de Galinhas, é apenas a 8ª cidade do ranking e Recife, a 10ª, atrás ainda de Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro e Salvador.

Reconhecendo a importância do setor, Marília Arraes e André de Paula (PSD), candidato ao Senado, participaram, na manhã desta quarta-feira (17), de uma reunião com mais de 40 representantes das entidades que formam o trade turístico de Pernambuco. A ex-secretaria de Turismo do Recife Cacau de Paula e o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, Lula Cabral também estiveram no evento.

Investir no fortalecimento do setor é fundamental para alavancar a economia do Estado, gerar empregos e elevar nacional e internacionalmente o nome de Pernambuco. Também é necessário gerar o diálogo entre a área cultural e gastronômica com o trade turístico. Em 2021, o setor respondeu por 4% do PIB de Pernambuco, o que equivale a R$ 9,3 bilhões.

"Acredito que o turismo é capaz de transformar nossa economia e gerar oportunidades. Precisamos colocar nosso estado em outro patamar no Brasil e diante de outros países do mundo. Eu me preocupo em arrumar nosso estado para a nossa população, mas também para que os turistas sejam bem recebidos", afirma Marília Arraes. 

Para a candidata ao Governo de Pernambuco, investir em Turismo passa pela revitalização das estradas, investimentos em saneamento e recuperação dos equipamentos públicos. Marília também tem o objetivo de criar um Fundo Estadual do Turismo. "Nossa gestão vai criar esse fundo com parte dos recursos vindo do ICMS arrecadado no segmento e de uma taxa de turismo, que será cobrada em alguns serviços", ressalta Marília. "Os municípios beneficiados serão convidados a contribuir com parte do ISS arrecado com o segmento. Esse fundo servirá para financiar o apoio a eventos e a divulgação do turismo em Pernambuco", continua. 

Para André de Paula, para fortalecer o setor em Pernambuco, Marília vai precisar de um Senador que tenha trânsito no Congresso Nacional. "O meu compromisso é com o desenvolvimento do nosso Estado e o turismo faz parte do fortalecimento da nossa economia."

Segundo a ex-secretária de Turismo do Recife Cacau de Paula, uma das organizadoras do evento,o diálogo com o setor é de relevante importância. "O diálogo e a relação que Marília está construindo com o trade será fundamental para o seu futuro governo."

Veja também

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador
COPA AMÉRICA

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos
DIREITOS HUMANOS

Em evento com Anielle Franco, Lula apresenta nova ministra dos Direitos Humanos

Newsletter