Marília Arraes aposta em agenda com Lula no Recife
Presidenciável chega à cidade na sexta-feira (14), num momento em que a candidata aparece em segundo lugar nas pesquisas
O primeiro ato do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, em Pernambuco, será a oportunidade de a candidata ao Governo do Estado Marília Arraes (Solidariedade) consolidar-se oficialmente como o nome do ex-presidente na disputa pelo Executivo estadual. A agenda ainda está sendo definida, mas já é certo que os dois darão uma coletiva de imprensa às 10h30 de amanhã, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetape), no Recife, antes da caminhada pelas ruas centrais da capital.
A militância foi convocada para concentrar-se no Parque Treze de Maio, área central do Recife, a partir das 10h. De lá, o grupo segue pela Rua do Hospício, Avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto. O ato termina na Praça do Carmo, onde tradicionalmente aconteciam os discursos dos candidatos considerados de esquerda, como o ex-governador Miguel Arraes e o próprio Lula.
Leia Também
• Após aliança do PT com Marília, Lula faz caminhada no Recife na próxima sexta-feira (14)
• Em vídeo de 40 segundos, Lula agradece apoio e pede que pernambucanos votem em Marília Arraes
• Lula faz caminhada no Recife nesta sexta (14). Confira os detalhes
Desde a pré-campanha, a candidata, que se manteve em primeiro lugar nas pesquisas durante todo o primeiro turno, vincula sua imagem à do petista, apresentando discursos alinhados com as propostas do presidenciável e material de divulgação exibindo sua foto. Desprezou até o laranja, cor do Solidariedade, e investiu no vermelho.
Mas quando esteve em Pernambuco, em julho passado, Lula subiu no palanque e pediu que a população elegesse o então candidato ao Governo Danilo Cabral, do PSB, mesmo partido do seu vice, Geraldo Alckmin. Não conseguiu transferir votos e Danilo terminou o pleito em quarto lugar. Na sexta-feira (14) Lula desembarca em Pernambuco e encontra a ex-petista em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto. Números do Ipec divulgados na terça-feira apontam Marília com 46% dos votos válidos e sua adversária, Raquel Lyra (PSDB), com 54%
O novo roteiro de Lula pelo Nordeste começou na quarta-feira (12), quando esteve na Bahia e participou de caminhada em Salvador com Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao Governo do Estado. O petista disputa o segundo turno com ACM Neto (União Brasil). Para esta quinta-feira estão previstos atos em Aracaju (SE), com o candidato Rogério Carvalho (PT), e em Maceió (AL), mesmo depois de decisão judicial que afastou do cargo o candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB).