Marília Arraes e Raquel Lyra disputam o Governo de Pernambuco em segundo turno
A candidata do Solidariedade teve aproximadamente 23% dos votos, enquanto Raquel Lyra obteve chegou a pouco mais de 20%
Marília Arraes (Solidariedade), que já vinha liderando as pesquisas, e Raquel Lyra (PSDB), que sofreu um drama pessoal neste domingo (2), disputam o Governo de Pernambuco no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro.
A candidata do Solidariedade teve aproximadamente 23% dos votos, enquanto Raquel Lyra obteve cerca de 20%. As pesquisas de intenção de voto mostravam um segundo turno indefinido entre Marília Arraes, Raquel Lyra, Anderson Ferreira, Danilo Cabral e Miguel Coelho.
O resultado do primeiro turno já marca o fim de um período de 16 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na gestão estadual.
Trajetórias
O histórico político de Marília Arraes, neta do ex-governador Miguel Arraes, passa pela atuação como secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco na gestão de Eduardo Campos. Aos 24 anos, elegeu-se vereadora do Recife, sendo reeleita em 2012. Também integrou a Secretaria Municipal de Juventude e Qualificação Profissional, na gestão de Geraldo Júlio. Em 2016 Marília se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Já em 2018 foi eleita Deputada Federal por Pernambuco. Em 2022 deixou o Partido dos Trabalhadores e se filiou ao Solidariedade, anunciando sua candidatura do Governo de Pernambuco.
A ex-prefeita de Caruaru, entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de março de 2022, Raquel Lyra, é formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Em 2002, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal. Foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos. Também foi eleita duas vezes deputada estadual de Pernambuco. No mandato de Eduardo Campos foi Secretária da Criança e da Juventude. Em 2014 foi eleita deputada estadual.