Logo Folha de Pernambuco

Marília promete desburocratizar e investir em infraestrutura para garantir desenvolvimento do Estado

Promessas foram feitas durante sabatina realizada pela Fecomércio

Candidata ressaltou ainda a importância de investir na aviação regional e na qualificação profissional, - Tiago Calazans/Divulgação

Desburocratizar o Estado e investir em infraestrutura para alavancar o desenvolvimento. As promessas foram feitas pela candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) em sabatina organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), na manhã da última terça-feira (23). A Fecomércio vai receber os cinco postulantes mais bem pontuados nas pesquisas. Ontem foi a vez de Marília Arraes e Raquel Lyra (PSDB). Nesta quarta-feira, será a vez de Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL) e na quinta, Miguel Coelho (União Brasil)

Durante uma hora, os candidatos são questionados sobre quatro pontos considerados prioritários pela federação: ambiente de negócios, interiorização do desenvolvimento, turismo e educação.

"Nosso projeto é que haja uma simplificação do Estado para que tenhamos mais celeridade. Nos últimos anos, Pernambuco virou um estado unicamente fiscalista. Uma das propostas da gente é que os principais órgãos do governo (CPRH, Jucepe, Corpo de Bombeiros) tenham prazo para analisar solicitações e fiscalização. Se esse prazo não for cumprido, as solicitações serão aprovadas", explanou Marília, acrescentando que isso é para que o governo assuma a responsabilidade pela morosidade.

Marília Arraes também apontou a alta carga tributária como um dos entraves. Disse ser necessário analisar setor a setor, citou a preocupação de empresários do polo gesseiro com a informalidade e ressaltou a importância de que todos sejam alvo da fiscalização do estado.

"Não vejo como Pernambuco ter um ambiente de negócios favorável se não for um ambiente bom para se viver. Um estado com abastecimento d'água precário, estradas sem manutenção e educação sem estímulo não atrai negócios", pontuou.

Ela lembrou que para evitar o comércio informal e a pirataria - apontados pelos empresários como concorrentes desleais. - o Estado precisa transformar-se em "amigo do empreendedor".  "A gente tem que mostrar a vantagem de se formalizar e gerar emprego e renda e não ser punido por isso. O Estado precisa parar de tratar o empresário como bandido", enfatizou.

A candidata ressaltou ainda a importância de investir na aviação regional e na qualificação profissional, concluir o ramal da transnordestina, beneficiando a região de Salgueiro, no Sertão, e o ramal de Entremontes, para garantir água nas torneiras, integrar Suape aos Estados do Nordeste.

 

 

 

A sabatina foi comandada pelo presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, e teve participação da cientista política Priscila Lapa; do especialista técnico de relações institucionais da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)  Felipe Oliveira e do especialista executivo de relações institucionais da CNC, Elielson Almeida, chefe da divisão de relações institucionais da CNC Nara de Deus

A candidata recebeu a Agenda Institucional do Sistema Comércio e o documento regional do Projeto Vai Turismo, que reúnem demandas e sugestões do sistema, entre elas comércio exterior, bem-estar social, macroeconomia, educação, infraestrutura, investimentos convergentes, incentivo ao turismo..

Agenda desta quarta-feira
No Recife tem encontro com empresários do Movimento Atitude, das  11h às 12h30. À tarde viaja para Petrolina. Deve participar de entrevista coletiva que marca o lançamento da candidatura de Julio Lossio Filho a deputado estadual, no Hotel Nobile. Em seguida haverá um evento no Ceará Espaço Show, no bairro João de Deus, para celebrar o lançamento da candidatura.

Veja também

Newsletter