MDB se reúne nesta terça-feira (7) em busca de consenso entre lideranças
Encontro terá participação do presidente nacional da legenda
Em meio às ranhuras entre emedebistas de Pernambuco, o presidente nacional da legenda, deputado federal por São Paulo Baleia Rossi, tem reunião marcada hoje à tarde, em Brasília, com representantes dos dois grupos no Estado.
O encontro já estava programado antes de tornar-se público o embate entre o presidente da legenda em Pernambuco, Raul Henry, e o grupo do senador Fernando Dueire e do deputado estadual Jarbas Filho. Na última sexta-feira, em foto ao lado do ex-senador Jarbas Vasconcelos, Dueire e Jarbas Filho anunciaram o apoio do líder histórico do partido no estado à reeleição para o Senado.
Leia Também
• "O MDB vai ficar aqui, porque aqui é o nosso lugar", crava Raul Henry em congresso do PSB
• Catharina Garziera retorna ao MDB
• Prefeita de Lagoa Grande se filia ao MDB
Henry reagiu de imediato, alegando que os problemas de saúde do também ex-governador o impediriam de tomar tal decisão e que sua imagem estava sendo explorada. Houve tréplica. Jarbas Filho revidou: "Quem usurpa e se aproveita do meu pai é Raul Henry, e não é de hoje".
Em pauta, inicialmente, estavam os encaminhamentos sobre a eleição para o diretório no estado. A eleição deve acontecer até agosto e o mandato tem duração de dois anos. Inevitavelmente, a disputa pelo comando da legenda vai entrar em pauta. Henry é secretário de Relações Institucionais do Recife e deve seguir o projeto político liderado pelo prefeito João Campos para 2026. Dueire e Jarbas Filho estão mais próximos à governadora Raquel Lyra (PSD).