Logo Folha de Pernambuco

Mendonça Filho declara apoio a Moro e as autoridades alvos de facção criminosa

Autoridades foram vítimas de ameaças por parte de membros da facção criminosa PCC

Sergio Moro e Mendonça Filho - Divulgação

O deputado federal, Mendonça Filho,  apresentou na tarde desta quarta-feira, 22, na Comissão  de Justiça da Câmara dos Deputados, um pedido de moção de apoio e solidariedade ao senador Sérgio Moro e demais autoridades vítimas de ameaças por parte de membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC. "O ataque de uma facção criminosa contra agentes públicos e autoridades como o senador Sérgio Moro, uma referência no combate ao crime organizado, é por si só um ataque ao próprio Estado brasileiro", afirmou Mendonça. 

 Na manhã desta quarta-feira, o Brasil foi surpreendido com a notícia que o senador, ex-juiz e ex ministro da Justiça, Sérgio Moro seria, junto com outros agentes públicos, o alvo de uma série de crimes planejados pelo PCC. A Polícia Federal prendeu nove pessoas e conseguiu desarticular o plano que previa sequestros e homicídios.

"Moro atuou diretamente na transferência de vários chefes do PCC para o sistema penitenciário Federal, quando ministro da Justiça, inclusive do Marcola. Esse plano desarticulado é uma nova frente de atuação que estaria sendo aberta pelo crime organizado para reagir ao trabalho das forças de segurançado Estado brasileiro",  destacou.

A operação Sequaz da PF cumpriu 24 mandados em cinco estados da federação. O plano previa uma série de  crimes simultâneos contra diversos agentes públicos,  entre eles Sérgio Moro e o promotor de São Paulo, Lincoln Gakya, do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado, o Gaeco.

"Todo meu reconhecimento ao trabalho efetivo da Polícia Federal no combate ao crime organizado e apoio e solidariedade ao senador Sérgio Moro, sua família  e as demais autoridades públicas vítimas de ameaças", destacou Mendonça, que foi ao plenário  do Senado se solidarizar pessoalmente e acompanhar o pronunciamento de Moro sobre o caso. O senador atuou  fortemente como ministro no combate a corrupção, tornando-se a principal referência da Operação Lava Jato.

Veja também

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia
Petróleo

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia

Sport pode conquistar três títulos no Pernambucano neste fim de semana; confira os confrontos
LEÕES DA BASE

Sport pode conquistar três títulos no Pernambucano neste fim de semana; confira os confrontos

Newsletter