Logo Folha de Pernambuco

Ministério oficializa duas organizações do Recife para o Conselho Nacional de Políticas de Drogas

O ministro da Justiça, Flávio Dino - Tom Costa / Divulgação/ MJSP

Portaria publicada no Diário Oficial da União designou duas organizações com atuação no Recife para a composição do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad): a Escola Livre de Redução de Danos e a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa). O ato de nº 235, assinado pelo ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), foi publicado na edição de quarta-feira (10). Os mandatos vão até 2025, as representações foram eleitas por meio de escolha direta da sociedade civil.

Com sede na área central da cidade, a Escola Livre de RD atua pelo fortalecimento e promoção dos direitos humanos das pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas e das comunidades impactadas pela atual política de drogas. Quem irá representar a organização no Conad são os psicólogos Rafael West e Priscilla Gadelha. West é também consultor, com experiência também em gestão pública. Gadelha também tem atuação reconhecida, foi presidente do Conselho Estadual de Política sobre Drogas (Cepad-PE).    

Das dez organizações eleitas, a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas Antiproibicionistas foi a mais votada. De atuação em âmbito nacional, a rede se organiza em Pernambuco e em outros Estados do País por meio de núcleos de mulheres cis e trans. No Conad, a Renfa será representada pelas integrantes Ingrid Farias e Luísa Gonçalves Saad.

As demais organizações designadas em ato para o Conad são: Rede Latinoamericana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas (Lanpud), Associação Brasileira de Saúde Mental, Centro de Convivência é de Lei, Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas, Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos, Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas e Sociedade Brasileira de Toxicologia.

Retomada do Controle Social
Criado em 2006, o Conselho Nacional de Política sobre Drogas é responsável por coordenar o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, atuando na formulação, avaliação e proposição de políticas sobre o assunto. Desde o início, a composição do Conad era por indicações políticas. No governo Bolsonaro, o Conad foi reduzido a um grupo interministerial, tornando-se um espaço para a desinformação.  
No atual governo Lula, as organizações passaram a ser escolhidas por meio de eleição direta da própria sociedade civil. A medida foi considerada um avanço para o controle social, a participação popular e a consolidação da democracia.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Cerca de 70 desaparecidos após naufrágio de barco de migrantes no Marrocos, diz governo do Mali
MALI

Cerca de 70 desaparecidos após naufrágio de barco de migrantes no Marrocos, diz governo do Mali

Decreto sobre polícias reafirma tratados internacionais, diz fórum
tratados internacionais

Decreto sobre polícias reafirma tratados internacionais, diz fórum

Newsletter