Ministra da Saúde, Nísia Trindade e governadora Raquel Lyra se reúnem durante almoço
Pela manhã, a ministra participou do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se reuniram para um almoço fechado nesta quarta-feira (1º), no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.
Pela manhã, a ministra participou do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste do Recife. A secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, esteve presente no evento representando a governadora.
No local, durante coletiva de imprensa, a ministra Nísia Trindade ressaltou as ações que estão sendo realizadas pelo Governo Federal em conjunto com o Estado. Ela destacou que é a quarta vez que visita Pernambuco desde que assumiu o cargo. Entre as ações, está a atenção ao câncer do colo de útero.
“Nós temos várias ações em curso, desde da recomposição do teto de média e alta complexidade, ou seja, para apoiar o trabalho ambulatorial, de polícias, também hospitalar no Estado. Além disso, nós temos ações no campo da linha de cuidado, como é o caso do câncer de colo de útero, que é uma ação muito importante desenvolvida aqui no Estado para tanto fazer o rastreamento, como também pensar todo o cuidado que precisa ter uma vez diagnosticado o câncer”, destacou.
Leia Também
• Aliança de Mães e Famílias Raras, a AMAR, emite nota de repúdio sobre fala capacitista de vereadora
• Ao lado de 36 colegas parlamentares, Débora Almeida participa de reunião com Raquel Lyra
• TJPE elege nova Mesa Diretora em 6 de novembro
A ministra reiterou que o Governo Federal também promove ações no campo da atenção primária em saúde em todo o Estado, ampliando a estratégia da saúde da família.
“Nós temos um trabalho muito colaborativo com as universidades e aqui na Universidade Federal de Pernambuco, tanto no campo do Complexo Econômico Industrial da Saúde, como na telessaúde, telemedicina, nós já trabalhamos juntos. E ações também ligadas a vigilância em saúde, e vacinação. É um conjunto de ações como temos feito em todos os Estados”, disse.