Logo Folha de Pernambuco

Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo visita a Folha de Pernambuco

Durante o encontro, Edilene destacou a baixa representatividade das mulheres nos espaços de poder

Visita da ministra do TSE Edilene Lôbo à Folha de Pernambuco - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo visitou a Folha de Pernambuco na tarde desta segunda-feira (25).

Edilene foi recebida pelo presidente do Grupo EQM e fundador do jornal, Eduardo de Queiroz Monteiro; pelo diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi, e pela diretora Administrativa, Mariana Costa.

Também estiveram presentes o assessor especial da presidência, Joni Ramos; a editora-chefe da redação, Leusa Santos; a gerente da Rádio Folha FM 96.7, Marise Rodrigues; a juíza de Direito, Desembargadora Substituta Eleitoral do TRE-PE e Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Virgínia Gondim; a juíza de Direito e Assessora da Presidência do TJPE, Mariana Vargas, e o desembargador André Guimarães.

Ministra do TSE Edilene Lôbo na Folha de PernambucoA ministra do TSE Edilene Lôbo em visita à Folha de Pernambuco |  Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Durante o encontro, Edilene destacou a baixa representatividade das mulheres, em especial as negras, nos espaços de poder. Também falou sobre a importância da educação como ferramenta de emancipação para encorajar outras mulheres e mudar o atual cenário.

“Nós precisamos investir na educação dos meninos. Na conversa e no trato. Precisa começar com eles. É uma construção longa. Viajarei para outros países para falar sobre a importância das mulheres nos espaços de decisão”, destacou a ministra. 

“A visita da ministra é uma das mais importantes que a gente já recebeu, pelo significado e preparo da ministra. O tema é absurdamente atual, desafiador, inconstante”, destacou o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.

No último semestre, Edilene Lôbo, que é a primeira ministra negra no Tribunal Superior Eleitoral, assumiu o lugar do ministro André Ramos Tavares. Natural de Taiobeiras, em Minas Gerais, ela é doutora em Direito Processual Civil pela PUC-Minas, com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha e na Faculdade de Direito de Vitória. 

Edilene também é mestra em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Processo Penal pela Universidad Castilla La Mancha, na Espanha, além de professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna, em Minas Gerais.

A ministra Edilene Lôbo também participou de programa na Rádio FolhaEm entrevista na Rádio Folha, a ministra do TSE falou sobre mulheres em espaços de poder | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

No jornal, a ministra participou do programa Folha Política, na Rádio Folha FM 96.7, onde foi entrevistada pelo âncora Jota Batista e pela jornalista e colunista de política Betânia Santana.

Na ocasião, Edilene falou sobre a violência feminina enfrentada nos espaços de poder e sobre o desfecho do caso Marielle Franco, cujos mandantes do crime foram presos nesse domingo (24). Ela também destacou o papel do TSE no combate à desinformação nas eleições. “É uma tarefa de coletividade”, ressaltou.

Edilene Lôbo visitou, ainda, demais dependências da Folha de Pernambuco, como a redação integrada e o parque gráfico do jornal.

Edilene Lôbo também visitou o parque gráfico do jornal Edilene Lôbo também visitou o parque gráfico do jornal  | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter