Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo visita a Folha de Pernambuco
Durante o encontro, Edilene destacou a baixa representatividade das mulheres nos espaços de poder
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo visitou a Folha de Pernambuco na tarde desta segunda-feira (25).
Edilene foi recebida pelo presidente do Grupo EQM e fundador do jornal, Eduardo de Queiroz Monteiro; pelo diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi, e pela diretora Administrativa, Mariana Costa.
Também estiveram presentes o assessor especial da presidência, Joni Ramos; a editora-chefe da redação, Leusa Santos; a gerente da Rádio Folha FM 96.7, Marise Rodrigues; a juíza de Direito, Desembargadora Substituta Eleitoral do TRE-PE e Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Virgínia Gondim; a juíza de Direito e Assessora da Presidência do TJPE, Mariana Vargas, e o desembargador André Guimarães.
Durante o encontro, Edilene destacou a baixa representatividade das mulheres, em especial as negras, nos espaços de poder. Também falou sobre a importância da educação como ferramenta de emancipação para encorajar outras mulheres e mudar o atual cenário.
“Nós precisamos investir na educação dos meninos. Na conversa e no trato. Precisa começar com eles. É uma construção longa. Viajarei para outros países para falar sobre a importância das mulheres nos espaços de decisão”, destacou a ministra.
“A visita da ministra é uma das mais importantes que a gente já recebeu, pelo significado e preparo da ministra. O tema é absurdamente atual, desafiador, inconstante”, destacou o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro.
No último semestre, Edilene Lôbo, que é a primeira ministra negra no Tribunal Superior Eleitoral, assumiu o lugar do ministro André Ramos Tavares. Natural de Taiobeiras, em Minas Gerais, ela é doutora em Direito Processual Civil pela PUC-Minas, com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha e na Faculdade de Direito de Vitória.
Edilene também é mestra em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Processo Penal pela Universidad Castilla La Mancha, na Espanha, além de professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna, em Minas Gerais.
No jornal, a ministra participou do programa Folha Política, na Rádio Folha FM 96.7, onde foi entrevistada pelo âncora Jota Batista e pela jornalista e colunista de política Betânia Santana.
Na ocasião, Edilene falou sobre a violência feminina enfrentada nos espaços de poder e sobre o desfecho do caso Marielle Franco, cujos mandantes do crime foram presos nesse domingo (24). Ela também destacou o papel do TSE no combate à desinformação nas eleições. “É uma tarefa de coletividade”, ressaltou.
Edilene Lôbo visitou, ainda, demais dependências da Folha de Pernambuco, como a redação integrada e o parque gráfico do jornal.