Logo Folha de Pernambuco

Ministra Luciana Santos visita Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste

Gestora cumpre agenda nesta sexta-feira (17) no Recife. 

Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, - Tomaz Silva/Agência Brasil

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fará, nesta sexta-feira (17), às 10h30, uma visita ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa que integra o MCTI.

Na ocasião, ela conversará com os pesquisadores do Cetene, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). A iniciativa faz parte de uma rodada de reuniões que a ministra tem realizado com as instituições vinculadas ao Ministério e que começou com uma visita ao Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, no início do mês. A ideia é retomar o diálogo com a comunidade científica.

O Cetene tem a missão de desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. Atua nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia e computação científica. 

O Futuras Cientistas, por exemplo, é um programa originado no Cetene, que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

O centro também conta com uma biofábrica, a única no Brasil vinculada ao MCTI, que produz e desenvolve vegetais em larga escala, visando a conservação da biodiversidade e aumento da produtividade na região. Atualmente, a principal cultura produzida é da cana-de-açúcar, incluindo dez variedades do vegetal.

Destaque ainda para o programa Mata Atlântica, que vem auxiliando na conservação da diversidade genética de várias espécies arbóreas. As mudas produzidas no Cetene são distribuídas e testadas em diferentes iniciativas de preservação, a exemplo da parceria com o Jardim Botânico do Recife.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter