Logo Folha de Pernambuco

Ministro Barroso enfrenta protestos por posição sobre piso da enfermagem

Magistrado enfrentou reação durante abertura do Congresso da UNE

Congresso da UNE - Divulgação

Durante abertura do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, nesta quarta-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, enfrentou protestos por conta do seu posicionamento sobre o piso nacional da enfermagem na Corte. Em faixas, estudantes protestam e chamam o magistrado de "inimigo da enfermagem".

No ano passado, Barroso chegou a suspender o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro, os riscos para empregabilidade no setor e eventual redução na qualidade dos serviços.

Em maio deste ano, o ministro restabeleceu o piso, mas ressaltou que os valores devem ser pagos por estados, municípios e autarquias somente nos limites dos recursos repassados pela União. Já no caso dos profissionais da iniciativa privada, o ministro previu a possibilidade de negociação coletiva.

O 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) traz como tema "Em defesa da democracia: enfrentando o autoritarismo e o discurso de ódio no Brasil". 


Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

 

Veja também

Newsletter