Logo Folha de Pernambuco

Ministro diz em Pernambuco que vai resolver o problema do sistema prisional com a ajuda de todos

Silvio Almeida, que ocupa a pasta de Direitos Humanos, quer todo mundo junto para encontrar solução

Lucinha Mota, Raquel Lyra, Silvio Almeida e José Carlos Sá Júnior assinam protocolo de de políticas públicas em direitos humanos

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, disse na tarde desta quinta-feira (31/08), que está em Pernambuco com a missão de tornar a política de direitos humanos uma política nacional. "Vamos colocar todo mundo pra dançar junto, quem sabe e quem não sabe", brincou, dizendo que o problema do sistema prisional será resolvido com todo mundo junto. O assunto foi tema de uma hora e meia de conversa, no Palácio do Campo das Princesas, entre o ministro e a governadora Raquel Lyra (PSDB)

"Tenho o dever de achar uma solução para isso. Como fazer para ajudar as pessoas que estão no sistema prisional? como fazer para ajudar a família dessas pessoas? Precisamos envolver movimentos sociais, universidades, outros ministérios. O sistema prisional não é um problema só só de Pernambuco. É um problema do Brasil", ressaltou o ministro, durante o Fórum Conexão IFPE- Direitos Humanos e Igualdade, no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife..

Reforçando sua condição de filho de Xangô - exaltada pelo babalorixá Pai Ivo de Xambá - lembrou que Xangô solta fogo pela boca enquando fala. Registrou que falar de Xangô é falar de justiça.  "O fogo queima, mas também cauteriza para que a dignidade se instaure", colocou para mostrar a disposição de enfrentar os problemas. "Me coloco à disposição não só do Estado, mas do povo de Pernambuco", enfatizou.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) acompanhou o ministro e antes do encontro se reuniu com ele no Palácio do Campo das Princesas. O sistema penitenciário já estava na pauta.

"Temos o pior sistema prisional do Brasil e como é que a gente pode resolver isso? Só dando as mãos para virar esse jogo. Em oito meses é impossível transformar um estado de tantas desigualdades. Por isso, preciso de empatia e solidariedade. Não quero fazer discursos vazios. Tenho a responsabilidade de liderar a construção de políticas públicas em Pernambucoi", registrou.

 

Ainda durante a solenidade, foi assinado junto ao Instituto Federal um protocolo de intenções que visa estabelecer ações conjuntas para o aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições envolvidas. A iniciativa prevê a promoção de cursos profissionalizantes para egressos do sistema prisional atendidos pelo Patronato Penitenciário, órgão de execuções penais ligado à SJDH. 

Participaram do evento no Cais do Sertão as secretárias da Mulher, Mariana Melo; e de Direitos Humanos e Justiça, Lucinha Mota; a oordenadora de políticas inclusivas do IFPE, Laura Silva; o reitor do IFPE, José Carlos Sá Júnior e o babalorixá Pai Ivo de Xambá.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço
TECNOLOGIA

Amazon inicia pré-venda do Novo Echo Show 15 para casa inteligente. Veja cinco funções e preço

Newsletter