Ministro Gilmar Mendes é homenageado no Recife

Honrarias foram feitas em homenagem aos seus 20 anos de STF

Gilmar Mendes é homenageado - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, recebeu nesta segunda-feira (22) diversas homenagens no Recife pelos seus 20 anos na Côrte. Em visita à cidade, Mendes visitou o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque; participou de uma solenidade no Teatro Santa Isabel; e almoçou com empresários na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Mendes chegou a falar que está mais acostumado com críticas do que com elogios como aconteceu no Estado.

Durante a solenidade no Santa Isabel, ele foi agraciado com medalhas e diplomas por parte do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Pernambuco e Defensoria Pública. Em seu discurso de agradecimento, ele falou da sua atuação no Supremo ao longo desses 20 anos e da importância de se atuar para combater desigualdades.

O ministro aproveitou para defender a atuação da Justiça em momentos de crise como, por exemplo, durante a pandemia do coronavírus. Segundo ele, foi necessário que a Côrte deixasse claro que havia uma competência concorrente entre os Estados e a União para garantir que medidas preventivas, como o isolamento social, fossem tomadas. “Se não fosse essa atuação do Tribunal nesses dois anos, muito provavelmente, nós não estaríamos limitados aos 670 mil mortos, o que é muito. Nós teríamos tido muito mais”, ressaltou Gilmar Mendes. E completou: “o Tribunal tomou essa medida e paga um preço hoje, nas redes sociais”. 

Várias autoridades discursaram para saudar o decano do Supremo. "Aproveito para parabenizá-lo pelos 20 anos de trabalho e dedicação como ministro do STF, uma das funções mais importantes para a preservação da democracia, especialmente em épocas de crises institucionais. Como guardião da Constituição, tem sido um dos maiores responsáveis para evitar a deterioração de um dos poderes da República, freando, com instrumentos legítimos, os delírios autoritários de um presidente que teima em corroer a harmonia tão essencial para a preservação do pacto constitucional”, frisou o governador Paulo Câmara.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, afirmou que "é uma satisfação muito grande poder contribuir para essa justa e merecida homenagem, parabenizando a trajetória de um dos mais importantes ministros de toda a história do STF. O ministro Gilmar Mendes é um jurista respeitado por sua brilhante atuação ao longo dos anos. Sempre se destacou por suas teses e produções acadêmicas, contribuindo diretamente para o amadurecimento das instituições da República, para a promoção da cidadania e para a efetivação de um Estado Democrático de Direito no país, algo que se faz cada vez mais necessário no contexto atual que o Brasil tem vivido.

"É preciso registrar que foi aqui, em 1817, que vimos nascer, com a Revolução Pernambucana, a instituição no Brasil do princípio dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). É por conta dessa história que a presença do ministro Gilmar Mendes, integrante da corte maior do nosso país e principal defensora da nossa Constituição, muito nos honra", destacou o prefeito João Campos.

 

Veja também

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Newsletter