Ministro Rui Costa propõe remodelar transporte público de Pernambuco
Ministro apresentou à governadora Raquel Lyra a possibilidade de repensar completamente o sistema
Em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB) para tratar de investimentos do PAC no Estado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) afirmou que o futuro do Metrô do Recife será discutido após a análise de um estudo que será entregue em dezembro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
O ministro revelou que apresentou à Raquel Lyra a possibilidade de alterar o modelo de transporte atual do Estado, propondo, inclusive, a instalação de uma Câmara de Compensação Tarifária, que atua como fiscalizador e faz o recolhimento dos recursos do sistema de ônibus, como acontece na Bahia, estado que Rui Costa governou por dois mandatos.
“Assim que o BNDES entregar o modelo, a proposta, o diagnóstico, nós vamos dialogar. Eu acho que uma hipótese que eu levantei para a governadora é de repensar o modelo como um todo. E ter um sistema onde haja melhor qualidade para a população, um serviço superior”, enfatizou o ministro.
Leia Também
• Em reunião com Raquel Lyra e prefeitos, ministro Rui Costa garante recursos para as obras do PAC
• Ministro Rui Costa articula ida de Raquel Lyra para a base do Governo Lula
• Ministro Rui Costa cumpre agendas com Raquel Lyra e João Campos
Rui Costa confessou ter ficado surpreso com a quantidade de recursos que o Estado de Pernambuco investe somente no sistema de ônibus. O ministro revelou que, já em janeiro, o Governo Federal junto ao Governo do Estado, deve apresentar uma alternativa para a melhoria do sistema de transporte como um todo.
“Acho que talvez seja o maior volume de 27 estados no Brasil. Não conheço um estado que coloque tanto recurso em sistema de ônibus. O Governo Federal também investe muito recurso no metrô, mais de R$ 600 milhões de reais. E a informação que eu tenho do serviço, seja de um ou de outro, é de que não são bem avaliados pela população. Se você está gastando muito, é para ter uma boa avaliação. Se não tem, é preciso corrigir o modelo”, pontuou o ministro.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.