Logo Folha de Pernambuco

Morre aos 89 anos Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados

Ex-deputado Severino Cavalcanti - Reprodução

Faleceu aos 89 anos, na manhã desta quarta-feira (15), o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, que também foi prefeito de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, por dois mandatos. Ele morreu em sua residência e ainda não há informações sobre a causa da morte.

Severino foi deputado federal por três mandatos, entre 1995 e 2005, quando renunciou ao cargo e à presidência da mesa. O pernambucano ocupou o cargo de presidente da mesa entre fevereiro e setembro de 2005, além de ter sido segundo-vice-presidente entre 1997 e 2000, primeiro-secretário entre 2001 e 2003 e segundo-secretário entre 2003 e 2005. 

Em sua extensa carreira política, Severino ainda foi deputado estadual por sete mandatos, entre 1967 e 1995, além de ter sido prefeito de João Alfredo entre 1964 e 1966e de 2009 a 2012. 

Políticos do Estado manifestaram pesar pelo falecimento de Severino Cavalcanti. "A morte do ex-deputado Severino Cavalcanti deixa uma lacuna na política de Pernambuco. Detentor de sete mandatos na Assembleia Legislativa, três na Câmara Federal, inclusive com passagem pela Presidência, e com duas gestões na prefeitura da sua cidade, João Alfredo, Severino teve uma trajetória de muito trabalho. Neste momento de profundo pesar, quero me solidarizar com sua esposa, dona Amélia, seus filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, demais familiares e amigos", disse o governador Paulo Câmara (PSB). 

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) lamentou a perda de um dos "políticos mais expressivos" do Estado. "Pernambuco, hoje, perde um dos seus políticos mais expressivos. A partida do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, deixa uma lacuna, principalmente para nós que fazemos o Progressistas e temos sua trajetória como referência. Foram sete mandatos na nossa Casa Joaquim Nabuco como deputado estadual, três mandatos de deputado federal chegando à presidência da Câmara, além de prefeito de João Alfredo por duas vezes. Pai do nosso amigo e ex-deputado estadual Zé Maurício, da ex-deputada estadual Ana Cavalcanti e do ex-prefeito Cavalcanti Jr. (já falecido), Severino foi chefe de uma família querida em nosso Estado. Como homem muito simples e humilde, teve uma vida dedicada à política. Vai deixar saudades naqueles que o conheciam de perto. Que Deus conforte seus familiares e amigos".

O presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte lamentou o falecimento "em nome de todos os membros do partido". "Defensor da democracia, Severino Cavalcante foi prefeito de João Alfredo, deputado estadual por sete mandatos consecutivos, eleito três vezes deputado federal; onde foi eleito presidente da Casa; e presidente de honra do PP em Pernambuco. Nos solidarizamos à família e amigos, especialmente à viúva Dona Amélia, aos filhos Zé Maurício, Ana e Catharina, aos netos e ao povo de João Alfredo, que ele tanto amou", disse da Fonte. 

Em uma nota de pesar, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) registrou seu "profundo e sincero pesar". "Prefeito por duas vezes, deputado estadual, deputado federal, chegando à Presidência da Câmara dos Deputados, ele teve uma vida dedicada a Pernambuco e à família. Em nome de seus filhos Zé Maurício e Ana Cavalcanti, prestamos nossa solidariedade à família. Que Deus o guarde em merecido lugar e conforte toda a família", afirmou Cabral. 

O deputado estadual Manoel Ferreira (PSC) também lamentou o falecimento de Severino. "A notícia da morte de Severino Cavalcanti me deixou desolado. Companheiro da Assembleia Legislativa em momentos históricos do nosso Estado, como a elaboração da nossa Constituição, Severino era uma pessoa de bom trato e muita visão política. Deixo aqui os sentimentos à sua esposa, dona Amélia, e aos seus familiares. Que encontrem em Deus o conforto necessário". 

 

 

 

 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter