Morre, aos 91 anos, José Waldo, pai do ex-governador e atual presidente do BNB, Paulo Câmara

Presidente do BNB e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara - Foto: Divulgação

O médico José Waldo Saraiva Câmara, de 91 anos, faleceu nesta sexta-feira (4), de causas naturais. Ele era pai do ex-governador de Pernambuco e atual presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara. Nascido no dia 11 de fevereiro de 1932, no município de Quixeramobim, no Ceará, o médico formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1958 e, posteriormente, tornou-se médico psiquiatra. 

José Waldo, que morreu de causas naturais, foi sepultado no início da noite desta sexta-feira (04), no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Sancho, com a presença de amigos e familiares.

Lideranças políticas lamentaram a perda e prestaram condolências ao presidente do BNB. "Foi com tristeza que soube da morte de José Waldo, pai do meu amigo Paulo Câmara. Meus pensamentos e sentimentos estão com Paulo e a sua família e amigos", afirmou o senador Humberto Costa (PT), em suas redes sociais.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), que foi vice-governadora no primeiro mandato de Paulo à frente do Executivo estadual, desejou força aos familiares. "É com profundo pesar que lamento o falecimento de Dr. José Waldo, pai do meu amigo Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco e atual presidente do BNB. Meus sentimentos a Paulo, a sua mãe Dona Lilian e demais amigos e familiares. Muita força nesse momento difícil de despedida", afirmou Luciana Santos.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também usou as redes sociais, para expressar sua tristeza. "Recebi com pesar a notícia do falecimento de José Waldo, paí do ex-governador e presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara. Deixo meus sentimentos e um abraço a Paulo e toda a sua família. Que Deus conforte seus corações". 

Pela rede social, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamentou profundamente o falecimento do médico. "O Cremepe presta condolências aos colegas, amigos, pacientes e familiares do Dr. José Waldo neste momento de luto e pesar", diz um trecho da nota de pesar.

Em março de 2016, Paulo Câmara recebeu uma homenagem em Quixeramobim, terra natal do pai dele. A iniciativa partiu do vereador Rômulo Coelho Filho.

“Difìcil expressar a dimensão do sentimento de honra com a homenagem que a cidade de Quixeramobim me faz no dia de hoje. Apesar de nascido no Recife, minha história também começa aqui. Minhas raízes estão aqui: raízes, da genética, da formação e educação do meu pai e toda a família Saraiva Câmara; raízes nos exemplos de vida dos parentes, incluindo meus avós, tios e primos. Nascidos e criados em Quixeramobim, respirando a cultura e o caráter do povo desta cidade”, disse Paulo Câmara no discurso de agradecimento.

Paulo relembrou, ainda, a biografia do pai, que nasceu em casa, na rua da praça da Matriz. José Waldo cursou o primário no Grupo Escolar dr. Assis Bezerra, que era parente de Heloisa, avó de Càmara. Aos 14 anos foi estudar em Baturité, no Colégio Salesiano Domingos Sávio. De lá, aos 16 anos, foi para Fortaleza concluir o segundo grau para, em seguida, ir cursar e concluir o curso de Medicina no Recife, onde fixou residência. Em 1962, casou com Lilian Saraiva Câmara.

"A descrição de suas qualidades demandaria mais algumas laudas de discurso, hoje com 54 de casados (em 2023, 60 anos). Papai tinha (e tem) um temperamento muito parecido com o de seu pai (vovô Miguel) e nossa criação – junto aos meus quatro irmãos: José Waldo Filho, Fernando Antônio, Luís Eduardo e Ana Cecília – seguiu semelhante àquela que também recebera", disse Paulo em seu discurso.

Veja também

Feira Made de Artesanato e Design de Pernambuco acontece até 28 de setembro, no Shopping Riomar
ARTESANATO

Feira Made de Artesanato e Design de Pernambuco acontece até 28 de setembro, no Shopping Riomar

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena
direitos humanos

Sonia Guajajara pede pressa ao STF em homologação de terra indígena

Newsletter