Morre o ex-prefeito do Recife Gilberto Marques Paulo, aos 90 anos
Ele foi gestor da capital pernambucana de 1990 até 1992
O ex-prefeito do Recife Gilberto Marques Paulo, morreu aos 90 anos. Ele foi gestor da capital pernambucana de 1990 até 1992. O ex-gestor convivia com o mal de Alzheimer há muitos anos.
Leia Também
• Ouvidoria do TSE recebe mais de 10 mil demandas no mês das Eleições 2024
• Pernambuco recupera credibilidade fiscal e conquista nota B+ na Avaliação do Tesouro Nacional
• Rosa Amorim participa da Cúpula Social do G20 no Rio de Janeiro
Gilberto também assumiu outros cargos políticos como os de deputado estadual e secretário de Educação e Cultura do Recife.
Em nota, o prefeito do Recife, João Campos, lamentou a morte de Gilberto e afirmou que a Prefeitura irá decretar luto oficial de três dias.
"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo, que marcou o seu mandato pelo ordenamento e revitalização da área central da cidade. A Prefeitura irá decretar luto oficial de três dias. Meus profundos sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus possa confortá-los neste momento".
Biografia
Nascido em 1934, na cidade Palmeira dos Índios, em Alagoas, Gilberto Marques Paulo formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife em 17 de dezembro de 1960.
Em 1959, enquanto cursava o 4º ano da graduação em direito, foi nomeado escriturário da Faculdade. Em 1961, no mês seguinte à formatura, foi nomeado secretário da Faculdade pelo Mestre Soriano Neto, permanecendo no cargo por nove anos. Atuou posteriormente na advocacia e em outros cargos públicos. Em 1988, foi vice-prefeito da cidade do Recife pelo Partido da Frente Liberal (PFL).
Em 1990, assumiu a prefeitura da capital pernambucana, função exercida até 1992. Seu mandato como prefeito teve como um dos pontos marcantes a revitalização e ordenamento do centro da cidade do Recife.
Posteriormente, Gilberto Marques assumiu outros cargos políticos como os de Deputado Estadual em Pernambuco e Secretário de Educação e Cultura do Recife.
Em dezembro de 1990, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeu ao ex-prefeito o título de Cidadão de Pernambuco.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.