Mudança no secretariado: Raquel Lyra deve anunciar novo titular da pasta de Agricultura nesta segunda
Economista e advogado, Cícero Moraes teve nome indicado pelo Podemos para integrar a gestão tucana
Em mais um movimento na busca por aumentar a sua base de apoio, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), deve anunciar outra mudança na gestão. Depois de garantir espaços para o PDT e PSD, agora chegou a vez do Podemos. Informações de bastidores indicam que a tucana deve nomear e empossar ainda na tarde desta segunda-feira (19) o novo secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, o economista e advogado Cícero Moraes. Ele entra no lugar de Ellen Viégas - que foi nomeada para a pasta em agosto do ano passado no lugar de Aloísio Ferraz.
Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal e atualmente secretário de Articulação Política da Prefeitura de Ipojuca - comandada por Célia Sales (PP), no Grande Recife, Cícero Moraes teria sido apresentado pelo Podemos para integrar a gestão tucana por ter tido várias experiências na área pública e ter também um perfil técnico. Ele é pós-graduado em Gerenciamento de Cidades, ex-secretário parlamentar e foi vereador na cidade de Abreu e Lima (2009/2012), também no Grande Recife, onde liderou, ainda, a pasta da Habitação.
Leia Também
• "Nada está mexido no Recife", diz Isabella de Roldão sobre PDT
• "Priscila não é candidata a nada", reafirma Raquel Lyra
• Raquel Lyra empossa Cacau de Paula como secretária da Cultura
O advogado teve atuação também no município de Igarassu, onde foi secretário executivo de Governo, além de liderar as secretarias de Trabalho, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, e de Turismo, Cultura, Esportes e Patrimônio Histórico.
Comemoração do líder
Apesar de a indicação ainda não ter sido oficializada por Raquel, e diante de todo o murmurinho sobre o assunto durante o final de semana, o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Izaías Régis (PSDB), parabenizou Cícero em uma rede social pela indicação para participar da gestão.
"Parabenizo meu amigo Cícero Moraes, que vai assumir a função de secretário de Agricultura. Tenho certeza que Cícero fará um excelente trabalho à frente da pasta e chega para reforçar ainda mais a gestão da governadora Raquel Lyra. Sucesso nesse novo desafio", escreveu o parlamentar.
Representação na Alepe
Da mesma forma que o PDT, a entrada do Podemos no Governo não vai significar mais votos para Raquel na Assembleia Legislativa, uma vez que a legenda não tem representantes na Casa. No início de fevereiro, o PDT indicou o administrador de empresas Ismênio Bezerra para a Secretaria de Criança e Juventude de Pernambuco.
Na época, o presidente da sigla em Pernambuco, Wolney Queiroz, comentou o ingresso: "O PDT foi procurado umas oito vezes pela governadora, que disse que queria prestigiar o partido e fazê-lo crescer aqui no Estado”.
Já o ingresso do PSD no governo aconteceu em agosto de 2023 com a nomeação de Cacau de Paula como nova secretária estadual de Cultura. Ela é filha do presidente do partido em Pernambuco e ministro do Governo Luiz Inácio Lula da Silva, André de Paula.