Logo Folha de Pernambuco

Na Alepe, audiência discute ocupações de estudantes

Audiência pública discute as ocupações dos estudantes nas instituições de ensino de Pernambuco - Clemilson Campos/Folha de Pernambuco
As comissões de Educação e Cultura e de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveram uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira, que tratou as ocupações de estudantes nas universidades, instituições federais e escolas do Estado.

Pelo grande número de estudantes que não conseguiram entrar no plenário da Casa, a audiência foi transferida para o lado de fora da Alepe. O encontro não definiu os rumos das ocupações, mas tem o intuito de dar voz aos estudantes que são contra ou a favor das manifestações. 

mas resultou na formação de um grupo de trabalho composto por representantes das comissões do Poder Legislativo, da OAB, do Ministério Público, das ocupações e da Secretaria de Educação do Estado, que também será convidada a participar. O primeiro encontro do grupo será na terça-feira (22), às 10h, no Ginásio Pernambucano. O objetivo é acompanhar o andamento das ocupações.  

A audiência encaminhou ainda algumas ações, como oficiar ao Senado Federal a necessidade de suspender o processo legislativo da PEC nº 55 e possibilitar a participação da sociedade civil, sugerir à Câmara dos Deputados a rejeição da MP nº 746 e recomendar ao Governo do Estado que se abstenha de qualquer medida de força para promover as desocupações das escolas.  

A audiência reuniu integrantes de movimentos estudantis das ocupações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e de escolas estaduais, além de parlamentares.

Na ocasião, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) defendeu os atos estudantis. “Não dá pra governar sem ouvir o movimento dos estudantes. Precisamos respeitar a autonomia deles. Debochar das ocupações, neste momento, é contribuir para o acirramento", afirmou.

Também estiveram presentes na audiência os movimentos contrários às ocupações, como UFPE Livre, UPE Livre e IFPE Livre.

Com informações de Moema França, da Folha de Pernambuco

 

 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Novo processo contra cineasta Justin Baldoni detalha suposto plano para difamar Blake Lively
assédio

Novo processo contra cineasta Justin Baldoni detalha suposto plano para difamar Blake Lively

Newsletter