Logo Folha de Pernambuco

Na convenção do Psol, disputa entre Dani Portela e Túlio Gadêlha é página virada

Pré-candidata reforçou unidade da federação em torno do seu nome

Convenção que oficializou chapa da federação Rede-Psol aconteceu neste sábado (20), no Recife - Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Durante a convenção do Psol, realizada na Casa Marielle, no bairro do Derby, o discurso foi de unidade dentro da federação Rede-Psol. Dani Portela (Psol) e Alice Gabino (Rede), pré-candidatas a prefeita e vice-prefeita do Recife, disseram estar de braços abertos para receber o apoio do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) na campanha.

"Acho que a gente hoje marca a virada dessa página. Agora é Rede e Psol, é como um partido único, e o conjunto dos nossos partidos decidiram, não só localmente, mas também nacionalmente. Agora é hora do conjunto do partido andar com a gente, e a gente espera que todo mundo, inclusive o deputado Túlio Gadêlha, que é aliado em muitas pautas e é muito bem vindo nessa construção", afirmou Dani Portela.

A candidata a vice-prefeita Alice Gabino destacou a pluralidade do palanque da federação Rede-Psol e afirmou que a política precisa refletir a divesidade da sociedade.
"A nossa história de luta é grande e marcada por vitórias irrefutáveis. Mais uma delas acontecerá nas ruas. Nossa política precisa ser composta pelo povo, com mais mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, para formar uma bancada diversa e combativa", reforçou Alice Gabino.

Apoio da Rede

O porta voz nacional da Rede, Wesley Diógenes, chamou de "erro histórico" a proibição imposta localmente no partido aos nomes de Alice Gabino, Ricardo Gadêlha e outros dois pré-candidatos de registrarem suas candidaturas, e afirmou que a executiva nacional respeitou a decisão da federação Rede-Psol no Recife ao decidir pela candidatura de Dani Portela a prefeita e Alice Gabino a vice-prefeita. 

"Ontem nós tivemos uma reunião da direção nacional para reparar esse erro histórico que foi cometido pela direção da Rede no Recife, especialmente vetando o nome de três companheiros como candidatos a vereador sem justificativa, e a única candidatura legítima dentro do processo da companheira Alice. Hoje nós colocamos um ponto final nessa história e pacificamos de uma vez por todas as candidaturas da federação", assinalou o porta-voz.

 

Veja também

Newsletter