Logo Folha de Pernambuco

Na véspera de agenda com Lula, Câmara aprova desapropriação de prédios históricos

Proposta foi confirmada em segunda votação pelos vereadores nesta segunda-feira (1)

Audiência na Câmara dos vereadores sobre a desapropriação de prédios no centro do Recife - Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Nesta segunda-feira (1), a Câmara dos Vereadores do Recife realizou a segunda e decisiva votação da proposta da prefeitura para desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, localizados na Avenida Guararapes, no centro da cidade.

A medida, que já havia sido aprovada em primeira discussão com 28 votos favoráveis e nenhuma manifestação contrária, visa ceder os imóveis ao Ministério da Educação para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Nesta segunda votação, a proposta mais uma vez obteve ampla aprovação entre os vereadores presentes, consolidando a decisão e viabilizando a implementação do novo campus no centro de Recife. 

A ação é parte de um esforço maior para revitalizar a área central da cidade e expandir as oportunidades educacionais na região.

O líder do governo na Casa, Samuel Salazar (MDB), destacou a agilidade na tramitação do projeto de desapropriação dos prédios do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio. Ele ressaltou a importância da aprovação da medida em segunda votação e mencionou a expectativa de sanção pelo prefeito em breve.

"A gente, como líder do governo, agilizou a tramitação desse projeto e fez a condução no plenário, porque a gente é quem representa o poder executivo aqui. Com a segunda discussão já votada e aprovada, ele segue agora para a sanção do prefeito. Acredito que essa sanção se dará de hoje para amanhã, até porque amanhã tem um ato aqui com o presidente Lula. Com a cessão desses imóveis, ficará a cargo do IFPE fazer a gestão para colocar em pleno funcionamento o instituto federal, que vai operar no Trianon e no Cine Art-Palácio", afirmou o vereador.

O vereador também destacou os frutos de uma lei aprovada em 2021, que tem gerado novos investimentos no centro de Recife.

"O que acontece hoje é recente. Em 2021, criamos um projeto de lei que aprovamos aqui na casa, trazendo novos investimentos, tanto públicos quanto privados. Hoje, inclusive, estamos tendo o evento de inauguração de um novo hotel. Em breve, teremos também um centro de convenções que é privado. Isso representa novas oportunidades de negócio que estão chegando para a cidade. Restaurar um centro não é algo de curto prazo, é a médio e longo prazo, e isso está acontecendo. Sem sombra de dúvida, o centro de Recife vai ser renovado, vai ser restaurado por projetos importantes e através da articulação do prefeito João Campos, que está buscando novos negócios tanto na área pública quanto na área privada", acrescentou Salazar.

O líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), destacou a importância da cessão dos edifícios do centro da cidade para a construção de um novo campus do IFPE, ressaltando o impacto positivo na revitalização do centro da cidade.

"A cessão do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção de um campus do IFPE no centro é muito importante para o resgate do coração da nossa cidade, dando mais vida a ele a partir da grande movimentação de pessoas e o impacto na economia que serão gerados pelo instituto", declarou Cardoso. 

Cardoso também enfatizou a necessidade de fiscalização para garantir a preservação dos imóveis e a efetividade das ações da Prefeitura.

Contudo, vamos fiscalizar se os imóveis, que possuem uma grande importância para a arquitetura e história da nossa cidade, serão preservados e utilizados conforme o disposto no projeto. E seguiremos cobrando mais ações efetivas da Prefeitura para o centro do Recife", disse o vereador.

Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), essa iniciativa cria um ambiente propício para os jovens e fortalece o compromisso com a educação, a inovação e o progresso social.

"Sem dúvidas, a aprovação do projeto da desapropriação do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para cedermos ao Instituto Federal de Pernambuco é um grande passo para a transformação do centro do Recife. Com a construção do novo campus do IFPE, estamos criando um novo ambiente propício para os nossos jovens. Este projeto não só revitaliza uma área importante do centro, mas também fortalece nosso compromisso com a educação, a inovação e o progresso social", destacou  Jatobá . 

 

Veja também

Rato, hamster, chinchila, porquinho-da-índia, twister e gerbil: como cuidar de um pequeno roedor?
Folha Pet

Rato, hamster, chinchila, porquinho-da-índia, twister e gerbil: como cuidar de um pequeno roedor?

Perícia aponta erro de cálculo do TCU em ação que condenou Deltan a devolver diárias
TCU

Perícia aponta erro de cálculo do TCU em ação que condenou Deltan a devolver diárias

Newsletter