Neto de Luiz Gonzaga protesta contra tentativa de mudança do nome da Missa do Vaqueiro

Cantor e compositor critica tentativa de "apagamento cultural" do legado da sua família

Missa do Vaqueiro em Serrita - Divulgação

Neto de Luiz Gonzaga, o cantor e compositor Daniel Gonzaga postou um vídeo nas suas redes sociais criticando um suposto "apagamento cultural" do legado da sua família. 

O artista contesta o fato do lançamento de uma música gravada pela ex-BBB Juliette não ter tido a autorização da família do compositor Luiz Gonzaga e critica ainda uma tentativa de mudança do nome da Missa do Vaqueiro, tradicional evento religioso católico realizado à céu aberto, na Zona Rural de Serrita.

"Querem mudar o nome da Missa do Vaqueiro para Festa de Jacó, apagando mais de 50 anos de história. Uma história criada por padre João Câncio, Luiz Gonzaga e o poeta Luiz Bandeira. Uma votação está para acontecer na próxima terça-feira para colocar, por iniciativa da prefeitura, do governo, uma festa que é reconhecidamente do povo. Esse apagamento é muito grave", criticou.

Ele defende que a música de Luiz Gonzaga e a missa são patrimônios que devem ser protegidos.

“ATENÇÃO: não misturar o nome da Família GONZAGA com lançamentos que nada tem a ver com a história dele. Há uma distorção grave acontecendo no mercado da música. Os dois assuntos, GONZAGA e MISSA DO VAQUEIRO são PATRIMÔNIO IMATERIAL e devem ser protegidos”, desabafa o compositor, no seu perfil do instagram.

Missa do Vaqueiro

A Missa foi criada por Luiz Gonzaga e o padre João Câncio. Ela é realizada em memória de Raimundo Jacó, vaqueiro que era primo de Luiz Gonzaga. Ele foi assassinado em 1954 e teve seu corpo encontrado em uma estrada, no meio da caatinga. O fato inspirou a música “A Morte do Vaqueiro”, cantada pelo Rei do Baião. 

A primeira edição aconteceu no dia 18 de julho de 1970 e, desde então, a cerimônia litúrgica é realizada anualmente no quarto domingo do mês. 

Confira a postagem:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Daniel Gonzaga (@danielgonzaga_oficial)

Veja também

Mendonça vota contra ampliação do foro privilegiado, mas mantém relatoria de caso Silvio Almeida
STF

Mendonça vota contra ampliação do foro privilegiado, mas mantém relatoria de caso Silvio Almeida

Boca Juniors x River Plate: saiba onde assistir ao Superclássico
Futebol Internacional

Boca Juniors x River Plate: saiba onde assistir ao Superclássico

Newsletter