Logo Folha de Pernambuco

No Recife, Ciro volta a criticar o voto útil: "É o instrumento que os autoritários e os covardes usam"

O candidato à Presidência da República pelo PDT disse que "o povo está sendo induzido a votar no coisa ruim ou no coisa pior”

Ciro Gomes discursa no Recife - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Críticas ao voto útil - proposto pelos organizadores da campanha do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  para resolver as eleições logo em primeiro turno - deram a tônica dos discursos durante a visita do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao Recife na manhã desta quinta-feira.

"Voto útil é o instrumento que os autoritários e os covardes têm para tirar a liberdade do povo. Porque os autoritários querem que as pessoas deem a ele o poder todo, cegamente. E os covardes não querem que o debate se aprofunde, para que a gente não mostre ao povo quem são os vendilhões da pátria, quem foram aqueles que produziram o desastre que o Brasil está vivendo", argumentou o candidato durante inauguração do comitê de campanha no bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana.

Ciro Gomes registrou que os anos de governo petista e agora a gestão de Bolsonaro fizeram o país estagnar. "Se o Bolsonaro é uma tragédia, de fato ele é a pior tragédia que já se abateu sobre a vida pública brasileira, ele vem na sequência de quatro mandatos que nosso povo generosamente deu ao PT e ao Lula. Será que a solução para a tragédia de Bolsonaro é voltar àqueles que deram causa pela corrupção e pela crise econômica que o Lula produziu no Brasil? questionou, fazendo um apelo aos eleitores:

"Estou pedindo ao povo que, pelo amor de Deus, por tudo quanto é sagrado, antes de votar bote a mão na cabeça, pense, se não em si, pense no seu filho, no seu neto, nas pessoas que estão passando fome. O Brasil não aguenta mais essa politicagem", disse Ciro Gomes,

A candidata a vice, Ana Paula Matos (PDT), ex-vice-prefeita de Salvador (BA) disse que os adversários estão defendendo o voto útil por estarem preocupados com o avanço da chapa pedetista. "Eles sabem que a gente está crescendo e querem esconder. Mas só prego que se destaca leva martelada. Se a gente está incomodando é porque a gente está crescendo. Vamos crescer juntos", afirmou, convocando a juventude e os que estavam no comitê a reforçarem a campanha nas ruas.

"Não precisa nem falar o nome, basta dizer o número", orientou.  "Eleição não se ganha de véspera  Vamos escolher o melhor projeto, um ser humano capacitado, ficha limpa", enfatizou Ana Paula Matos,

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fez um discurso enfático, na contramão da tentativa petista de garantir a eleição de Lula já no primeiro turno. "Não podemos ter um voto inútil. Só os inúteis querem o voto inútil. Nosso voto é consciente, nosso voto é por um projeto de país, nosso voto não é para escolher um ídolo de pano. Nosso voto é para escolher quem tenha projeto, coragem para enfrentar o sistema financeiro, amor profundo ao povo brasileiro, seja limpo e tenha objetivo", declarou, lembrando que a menos de 20 dias do pleito, muitos eleitores ainda não definiram em quem votar  "Hoje o povo não está preocupado com eleição. O povo está preocupado com o preço do pão, da carne, do arroz, do feijão. O povo quer fora Bolsonaro, mas também não quer voltar atrás, porque quem anda para trás é caranguejo. Nós queremos avançar"

"Do jeito que as coisas estão, daqui a pouco vão querer anular a eleição, e a pesquisa vai eleger  o candidato sem o povo votar. Esse é o objetivo dessa direita sem-vergonha e dessa falsa esquerda", atacou Carlos Lupi.

 

 

No discurso, que durou pouco mais de 20 minutos, o candidato do PDT à Presidência da República disse que "o povo está sendo induzido a votar no coisa ruim ou no coisa pior” e apontou que as principais pesquisas são as que indicam 70 entre cada 100 trabalhadores desempregados ou na informalidade; um sistema financeiro mais corrupto do planeta; 14 milhões de jovens classificados como nem nem (nem escola nem emprego). “Querem mais? Estão destruindo a nação”, destacou o candidato, que está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto

Ciro chegou ao comitê pouco depois das 10h, acompanhado da coordenadora da campanha em Pernambuco, a candidata a deputada federal Isabella de Roldão, de sua candidata a vice, Ana Paula Matos, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. No início da manhã, o pedetista participou do Programa Passando a Limpo, de Geraldo Freire, na Rádio Jornal do Commercio.

À tarde, Ciro reúne-se no Porto Digital, no Bairro do Recife, com empresários, trabalhadores e estudantes do maior parque tecnológico do Brasil para apresentar o Projeto Nacional de Desenvolvimento e as propostas para os setores de Tecnologia da Informação e Economia Criativa. 

Entre elas, estão a criação da internet do povo e de uma indústria digital, com fábricas próprias de celulares e de games, por exemplo, que permitam desenvolver a tecnologia nacional, baixar os preços dos produtos e expandir o mercado de trabalho. Do Bairro do Recife, seguirá para o Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter