Logo Folha de Pernambuco

No último dia de guia eleitoral, candidatos a prefeito do Recife fazem apelos pelo voto do eleitor

Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

No último guia eleitoral na televisão do primeiro turno, exibido na noite de ontem, os candidatos a prefeito do Recife deixaram as suas mensagens aos eleitores do município. A maior parte investiu no apelo emocional para convidar os recifenses às urnas no próximo domingo. No entanto, as propostas não foram deixadas de lado. 

Primeiro por ordem de exibição, Mendonça Filho (DEM) agradeceu ao Recife: “Obrigado por nos ouvir. Obrigado por nos apoiar. Pelo coração aberto, pelo abraço apertado. Obrigado pela conversa direta, sem meias palavras. Tudo que prometemos é trabalho duro. Sacrifício, se for preciso. Esforço redobrado. Honra, compromisso e palavra”.

 O democrata ainda destacou no seu programa eleitoral números de pesquisas para reforçar que a disputa no município será decidida no segundo turno e se colocou como a “única opção para vencer PT e PSB”. 

Na sequência, Charbel (Novo) prometeu conceder crédito “para o cidadão sair das palafitas e escolher onde morar com dignidade”. Coronel Feitosa (PSC) relembrou a sua trajetória e indicou que “para resolver os problemas” do Recife, o eleitor deve “chamar o Coronel”. 

A Delegada Patrícia (Podemos), por sua vez, apostou no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e destacou que, se eleita, terá “canal aberto” com o Governo Federal “para levar melhorias” para a cidade. A postulante ainda trouxe depoimentos de populares para mostrar que os eleitores estão apoiando a sua candidatura após o pedido do presidente. 

Carlos Andrade Lima (PSL) pediu que a população não se deixe influenciar por pesquisas. “Quem decide seu voto é você. E apenas seu voto pode mudar a história da nossa cidade. Vote em quem você acredita, em quem você confia”, sugeriu. 

Já Marília Arraes (PT) destacou a “reta final” da campanha e citou algumas de suas promessas, como zerar filas das creches, tirar pessoas das palafitas e retomar a economia. A petista também chamou os recifenses para as urnas: “Domingo eu quero ver vocês na rua. Saiam de casa, vivam a democracia, exerçam a sua cidadania, votem. Tudo respeitando as regras da Justiça Eleitoral e da saúde. A gente vai fazer juntos a festa mais bonita que o Recife já viu.” 

Por fim, João Campos (PSB) exibiu imagens da campanha, lembrou algumas de suas propostas e também fez um convite aos recifenses: “Eu quero chamar todo mundo para a gente enfrentar esses desafios que estão na nossa frente, fazer um Recife de todos e de todas, de cada um e de cada uma. Pra isso a gente precisa estar junto. É um convite para um novo tempo, um novo começo, o Marco Zero de uma outra história, com novos caminhos, novos encontros e muitas novas conquistas recifenses”.

Agenda

Na reta final da corrida eleitoral pela Prefeitura do Recife, o candidato pela Frente Popular do Recife, João Campos (PSB), se reuniu, ontem, com representantes de oito entidades que lidam diretamente com o público com deficiência. Na ocasião, o socialista destacou que em sua gestão terá um olhar diferenciado para a ampliação de políticas públicas de inclusão e falou sobre três propostas que serão prioridades e englobarão o atendimento a esse segmento, o Hospital da Criança, a criação de três Núcleos Integrados de Desenvolvimento Infantil e o Centro Dia da Pessoa com Deficiência. 

As candidatas Marília Arraes (PT) e Delegada Patrícia (Podemos) cumpriram agenda em visita ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Cúria Metropolita. No encontro, a petista apresentou seu plano de governo, como o programa que vai atender recifenses que vivem abaixo da linha de pobreza e os eixos das políticas públicas de assistência social de sua gestão.

A delegada Patrícia Domingos (Podemos) também esteve com o Arcebispo e aproveitou a oportunidade para apresentar projetos na área de ações sociais como o Blinda Recife. A prefeiturável ainda participou de um ato simbólico no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. Já Mendonça Filho (DEM) cumpriu agenda em gravação de guias eleitorais.

Já o Coronel Alberto Feitosa (PSC) firmou um compromisso com os comerciantes, donos de bares, restaurantes e o povo recifense contra um eventual lockdown caso seja eleito prefeito do Recife. O Procurador Charbel (Novo) fez visita ao bairro de Boa Viagem e prometeu revitalizar a orla com parcerias com a iniciativa privada. 

Veja também

Newsletter