"Nossa candidatura está firme", declara Dani Portela após encontro entre Boulos e Raquel Lyra

Governadora foi vista conversando com o líder do Psol num café em Brasília

Dani Portela - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O portal Metrópoles publicou o encontro entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) , e o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, líder nacional do Psol, Guilherme Boulos, que aconteceu há cerca de 15 dias num café de Brasília. Segundo apuração do portal, o PSB vê o encontro como uma articulação para viabilizar a candidatura de Túlio Gadêlha (Rede) no Recife.

A governadora negou, através da assessoria, que este tenha sido o assunto, já o deputado federal não se manifestou sobre o teor da conversa, mas especula-se que em troca o PSDB apoiaria o pré-candidato nas eleições municipais de São Paulo este ano.

No Recife, a Federação Psol-Rede Sustentabilidade anunciou a candidatura de Dani Portela, deputada estadual, líder da oposição a Raquel Lyra, mas a Rede mantém a candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha, alegando que a decisão será tomada no âmbito nacional. 

 

Em entrevista à Folha de Pernambuco, Dani Portela afirmou não acreditar numa intervenção nacional na candidatura da Federação Psol-Rede no Recife. "Eu acredito que política se faz com diálogo, eles podem tomar quantos cafés quiserem, mas aqui em Recife não vejo alteração, nossa candidatura está firme e forte, já demos alguns passos à frente, já fui pré-candidata do Psol dentro da Federação, já houve a decisão do diretório municipal, agora eu sou pré-candidata da Federação Psol-Rede", declarou a psolista. 

Portela destacou que sua candidatura se submeteu a todos os trâmites regimentais da Federação, foi discutida com a direção municipal e foi aprovada pela maioria. Ela declarou também que o movimento da governadora vai no sentido de antecipar as eleições de 2026 nesta eleição municipal do Recife, e que, para Lyra, é estratégico ter várias candidaturas. 

A pré-candidata ressaltou ainda que sua candidatura é fundamental para o Psol do Recife, e que o partido tem uma história de apoio às candidaturas de mulheres, especialmente negras e trans. "É o partido de Erica Malunguinho, de Marielle Franco, de Erika Hilton, e de tantas outras mulheres trans, mulheres negras. O Recife tem muita desigualdade de gênero, de raça, de renda, então é muito importante a candidatura de uma mulher negra que possa discutir essas problemáticas. Nossa candidatura é fundamental para o projeto político do Psol permanecer vivo no Recife", afirmou.
 

Veja também

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal
Amazônia Legal

BNDES deve liberar R$ 400 mi para apoio aos corpos de bombeiros da Amazônia Legal

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas
Queimadas

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas

Newsletter