"Nosso partido sairá de 2026 como o maior da centro-esquerda brasileira", diz João Campos
Prefeito do Recife reforça protagonismo no PSB e projeta crescimento da legenda nas eleições do ano
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) deu início, nesta terça-feira (25), a uma série de encontros estratégicos que culminarão na eleição de João Campos para a presidência nacional da legenda, em 1º de junho. O primeiro passo foi o congresso municipal do Recife, realizado ontem na sede do partido, no bairro do Espinheiro. O evento, além de mobilizar a militância e definir a nova composição da Executiva Municipal, serviu como palco para um discurso em tom nacional do prefeito do Recife, que projetou um crescimento expressivo do PSB nas eleições de 2026.
"De uma coisa vocês podem ter certeza: pelo dever de casa que está sendo construído, não só aqui no Recife e em Pernambuco, mas diretórios do Brasil afora, o nosso partido sairá das eleições de 2026 como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou João Campos. “A oposição, enfim, os adversários, em algum momento entrarão em desespero. Chegará a hora das fake news, das tentativas de distorcer os fatos e inventar mentiras. Mas as pessoas sabem, reconhecem o que está sendo feito”, finalizou.
Diretório municipal
A noite foi de empolgação entre os socialistas. A eleição da nova Executiva Municipal também foi um dos compromissos do congresso. Gabriel Leitão foi reconduzido à presidência do PSB Recife, com Victor Carvalho como vice-presidente. Tyago Bianchi assumiu o cargo de secretário-geral, enquanto Rinaldo Júnior e Natália de Menudo ficaram com as duas secretarias adjuntas. A área financeira será coordenada por Bianca Barbosa e Beatriz Fernandes, respectivamente, como primeira e segunda secretárias de finanças. A comunicação ficou sob a responsabilidade de Gabriel Azevedo, enquanto a secretaria de organização será conduzida por Carlos Muniz.
Nos segmentos partidários, a nova composição traz Aline Mariano na Secretaria de Mulheres; Lucilla Azevedo na Secretaria de Juventude; Clóvis Mário Dindão no Movimento Popular; Laudiniz Júnior na Secretaria da Negritude; Chopelly Santos na Secretaria do Movimento LGBT; Mariana Leite no Movimento Sindical; e João Rocha na Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão.
"Todos estão focados em um único projeto, que é levar uma ótima delegação ao congresso estadual e replicar isso no grande congresso nacional, que com certeza, prefeito, vai dar um novo rumo ao PSB nacional, sob sua liderança", declarou Gabriel Leitão, dirigindo-se a João Campos.
Leia Também
• Prefeito João Campos reforça congressos do PSB em Pernambuco
• Em congresso, PSB de Nazaré da Mata reelege Pereira do Sindicato à presidência municipal do partido
• Em balanço de alianças, Humberto avalia que PT apoiou mais PSB em disputas no Estado
Congressos
O congresso municipal do Recife foi apenas o primeiro de uma série de encontros que consolidam o caminho de João Campos rumo à presidência nacional do PSB. No Estado, a legenda ainda realizará congressos municipais em São Lourenço da Mata (29), Afogados da Ingazeira (30) e Garanhuns (31). Já o congresso estadual está previsto para o dia 5 de abril, no Recife, com a iminente reeleição de Sileno Guedes como presidente estadual do partido.
A mesa de ontem foi formada pelos vereadores do Recife: Zé Neto, Carlos Muniz e Rinaldo Jr, Eduardo Mota, Chico Kiko, Hélio da Guabiraba e o presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá; o deputado estadual Sileno Guedes, o presidente da CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, Gabriel Leitão, e a Secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires .
O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, reforçou o papel de Pernambuco no comando da legenda e comparou a trajetória de Campos à de outras figuras históricas do partido.
"Pernambuco vai emprestar novamente ao Brasil um grande quadro do PSB, que é o prefeito João Campos. O PSB de Pernambuco emprestou Miguel Arraes, Eduardo Campos e Ariano Suassuna. Agora João vai ter essa responsabilidade de continuar esse legado, essa luta e nos conduzir", disse Sileno, ressaltando que o "PSB ficará com um tamanho maior" a partir de junho, quando João Campos deve assumir a presidência nacional do partido.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email.