Números parciais mostram tranquilidade na segurança das eleições em Pernambuco
Apenas duas ocorrências foram registradas na manhã deste domingo (30) no Estado
O clima é de tranquilidade no segundo turno das eleições em Pernambuco, ao menos é o que registra a Secretaria de Defesa Social do Estado nas primeiras horas deste domingo (30).
De acordo com o secretário da pasta, Humberto Freire, apenas duas ocorrências foram registradas nesta manhã de votação.
"Terminamos a reunião de avaliação e os números parciais mostram muita tranquilidade, confirmando o que aconteceu no primeiro turno e também o que vem acontecendo desde a sexta-feira quando iniciamos a operação segundo turno", comentou Humberto, em coletiva de imprensa.
Ainda de acordo com o secretário, da última sexta-feira (28) até a manhã deste domingo (30), apenas sete ocorrências eleitorais, com duas pessoas conduzidas, foram contabilizadas.
"Hoje apenas duas ocorrências e a principal que acontecia em outros pleitos, que era a boca de urna, temos apenas um caso".
O balanço apresenta também um confronto entre dois eleitores, que entraram em luta corporal, mas que foram conduzidos à delegacia. Um eleitor de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife foi flagrado tentando fotografar seu voto e foi autuado. O restante dos chamados é de perturbação da paz.
Leia Também
• Disque Eleitor em Pernambuco ultrapassa mais de 2 mil chamados
• Primeiras horas de votação em Pernambuco contabilizam 73 urnas eletrônicas trocadas
Comparativo com 2028
No pleito de 2018, cerca de 50 ocorrências foram registradas somente no domingo, apontando uma redução de 90% dos registros. Os balanços são atualizados a cada 30 minutos, com as ocorrências e com a natureza dos chamados.
Pós-eleição
Humberto Freire ressaltou também que o planejamento do esquema de segurança no Estado para as eleições deste domingo, vai seguir até as festas das vitórias dos respectivos candidatos à presidência do Brasil e às candidatas ao governo de Pernambuco.
"Estamos focados e seguiremos por todo o dia com o nosso efetivo. Temos um planejamento específico não só para o dia de hoje, mas também para o pós-eleição, na totalização dos votos e também nas festas da vitória que naturalmente sairão do grupo do presidente que for eleito, da governadora que for eleita. A gente vai garantir todo esse exercício democrático para que a gente tenha a eleição mais pacífica da história do nosso Estado".