"O governo tem de facilitar a vida de quem quer empreender", afirma Guilherme Coelho, na Fecomércio
Candidato ao Senado foi o último a ser sabatinado na tarde desta quinta-feira
O candidato ao Senado pelo PSDB, Guilherme Coelho, foi o último a ser ouvido na sabatina promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) na tarde desta quinta-feira. Ele defendeu a desburocratização, ampliação de infraestrutura e outros investimentos. "O governo tem de facilitar a vida de quem quer empreender. Um dos compromissos deve ser não atrapalhar", declarou durante uma hora de conversa com o da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, a jornalista e cientista política Priscila Lapa e o especialista técnico de relações institucionais da CNC, Felipe Oliveira.
"Tenho andado Pernambuco inteiro e me preocupado muito. O Estado se destaca por não ter investimento, estradas péssimas, me parece que o governo está à deriva", atacou, destacando ser necessário atrair investimentos e para isso é preciso ter infraestrutura, segurança e estradas em boas condições. "Estamos num mundo de competitividade se você não faz isso, o estado vizinho faz".
Registrou que o traçado da Transnordestina, por exemplo, não passa pelo Porto de Suape, mas pelo de Pecém, no Ceará. "Perdemos esse bonde. São coisas às quais a gente precisa estar atento. O senador precisa ter argumentos e ser incansável, se não, escorrega pelas mãos e vai para outros lugares, principalmente para o sul do país", argumentou.
Desburocratizar é outra proposta do candidato. "Muitos sonhos são levados ao vento por causa da burocracia e o governo tem de ser parceiro, A agricultura familiar não tem intimidade com o papel. Tem intimidade com o adubo, a enxada, a terra
Ex-prefeito de Petrolina, por duas vezes, o candidato pontuou que a cidade sertaneja tinha tudo para ser um lugar sem futuro não fossem os investimentos em irrigação. "Hoje temos as melhores frutas do mundo. De 2020 para 2021, o Brasil aumentou em 20% a exportação de frutas", destacou, lembrando que o Estado tem potencial para explorar o turismo rural, de aventura, de natureza, de gastronomia. "Mas para fazer turismo precisamos oferecer conforto ao turista". Diagnósticos apontam que a cada dez empregos no mundo um é ligado ao setor turístico.
Todos os candidatos receberam da Fecomércio-PE e da CNC a Agenda Institucional do Sistema Comércio e o documento regional do Projeto Vai Turismo, que, juntos, reúnem uma série de demandas e sugestões dos setores representados pelo Sistema Comércio. Foram ouvidos nesta quinta-feira, além de Guilherme Coelho (PSDB), Teresa Leitão (PT), Carlos Andrade Lima (União Brasil) e Gilson Machado (PL). A assessoria do candidato André de Paula (PSD) desmarcou a entrevista prevista para a manhã desta sexta-feira (9)