O PSD de André de Paula cada vez mais perto da base do Governo Raquel Lyra

Cacau de Paula e João Campos - Foto: Rodolfo Loepert/Divulgação

A decisão da secretária de Turismo e Lazer do Recife,  Cacau de Paula, de entregar ao prefeito João Campos (PSB) o pedido de exoneração, aponta a migração do Partido Social Democrático para a base do Governo de Raquel Lyra (PSDB).

Comandado no Estado pelo ministro da Pesca, André de Paula, o PSD deve ocupar a Secretaria de Cultura do Estado. A pasta é administrada interinamente pela presidente da Fundarpe, Renata Borba, desde que o cantor Silvério Pessoa deixou o cargo, em julho.

Por enquanto, a negociação se encerra aqui. O nome de Alex Machado Campos, hoje na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está confirmado para a Companhia Pernambucana de Saneamento.

Mas independe dos laços políticos com André de Paula. Alex Campos começou sua vida pública com Carlos Eduardo Pereira, Cadoca, e integrou a equipe de André de Paula, então secretário de Produção Rural, no primeiro Governo de Jarbas Vasconcelos. Fez concurso para o Congresso Nacional e em 2020, indicado pelo Centrão, assumiu a Anvisa.

O PSD no primeiro escalão de Raquel Lyra também não seria estratégia para aproximar o Estado da União. O trânsito da governadora com os ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com a bancada federal de Pernambuco é livre. A única dificuldade é com os parlamentares do PSB. Dos cinco, apenas um - Guilherme Uchoa Júnior - participou da reunião com a governadora em Brasília na quarta-feira, quando assuntos como metrô, transnordestina e rodovias estiveram em pauta .

"A gente está falando com quem conversa", comentaram governistas. A ida do PSD para o Governo também não ficou condicionada a movimentações partidárias.

"A chegada do PSD não passou por essa questão. E eu acho natural que as pessoas façam essa leitura, porque lá atras já fui do mesmo partido de André. Mas não está nos meus planos mudar de partido", afirmou a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) pouco antes da diplomação dos dez novos Patrimônios Vivos do Estado, no Teatro Santa Isabel.

Hora de dar respostas à população
riscila Krause também descartou qualquer articulação para as eleições do próximo ano. "De jeito nenhum vamos fazer isso agora. Quem tomou essa decisão tomou equivocadamente", comentou ao ser questionada sobre nomes que já partiram para 2024. "Tem muita gente fazendo isso de forma camuflada, outros nem tão camuflada assim. Mas discutir a questão eleitoral agora está errado. O que a gente precisa é dar respostas à população", enfatizou a vice-governadora.

CONTRATOS > Agora na condição de base do Governo, o deputado Luciano Duque (Solidariedade) fez seu primeiro discurso em evento ao lado da governadora Raquel Lyra. Aproveitou e fez um apelo para que seja aprovado projeto de sua autoria estabelecendo que 20% dos recursos para eventos sejam destinados a grupos e atrações locais.

NOTA > A Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco atinge a liderança nacional de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal. O levantamento, divulgado ontem pela Secretaria do Tesouro Nacional, confere o conceito máximo no indicador ao desempenho do Estado.

VANGUARDA > A Câmara de Olinda aprovou projeto do vereador Vinícius Castello (PT) que garante assistência técnica gratuita às famílias de baixa renda. A ideia é aprimorar suas moradias e promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores
Incêndios

Reunião sem Lula sobre incêndios tem seis ministros e nove governadores

Newsletter