"O Psol não pode falar pela federação", diz Túlio Gadêlha sobre eleições no Recife
Deputado reafirmou que será candidato a prefeito. Diretório municipal do Psol anunciou Dani Portela
O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) declarou que está surpreso com a nota enviada pelo diretório municipal do Psol à imprensa, esta semana, afirmando que a candidata da federação Rede/Psol à Prefeitura do Recife será a deputada estadual Dani Portela (Psol).
O parlamentar anunciou que a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que é a principal liderança da Rede Sustentabilidade, estará em Pernambuco, no dia 2 de março, para confirmá-lo como pré-candidato da feredação Rede/Psol.
Túlio Gadêlha esteve no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, na manhã desta sexta-feira (23/02), em evento com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e a governadora Raquel Lyra (PSDB).
"Eu fico surpreso com essa declaração do Psol porque a federação (para as eleições municipais de 2024) sequer foi constituída. Então, o Psol não pode falar pela federação. Além disso, os dois partidos (Psol e Rede) têm legitimidade para lançar suas pré-candidaturas até o período de convenção eleitoral, quando se decidirá o candidato. Espero que nós possamos construir métodos para discutir o projeto que nós defenderemos para a cidade e o nome também", declarou Túlio Gadêlha.
"A ministra Marina Silva tem reafirmado a importância dessa pré-candidatura. Na bancada do Psol, em Brasília, tenho o apoio de alguns parlamentares à nossa pré-candidatura, mas tudo tem seu tempo e a gente espera construir essa relação harmônica com o Psol", acrescentou o parlamentar.
Ainda segundo Túlio, a federação deverá definir também os projetos para outras cidades de Pernambuco. "Primeiro precisamos constituir a federação para poder discutir com os membros que farão parte as prioridades, não só no Recife, mas em Olinda, Jaboatão, Paulista, Caruaru, Petrolina. Tudo isso passa por uma discussão que a federação estadual vai fazer e as federações municipais também. Continuo com meu nome colocado e com muito entusiasmo", enfatizou Gadêlha. O deputado destacou que, além da ministra Marina Silva, também virão a Pernambuco no dia 2 de março dirigentes da Rede do Brasil todo.
Leia Também
• PSOL reafirma pré-candidatura de Dani Portela à prefeitura do Recife
• Segurança pública em Pernambuco volta a ser pauta na Alepe
• Túlio Gadêlha diz que está pronto para disputar Prefeitura do Recife
Veja na íntegra a nota do diretório municipal do Psol no Recife:
Em reunião realizada na noite desta terça-feira (20), o Diretório Municipal do PSOL em Recife, decidiu por unanimidade, dar mais um passo na consolidação da pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela à prefeita do Recife. Ainda em 2023, o partido realizou o seu congresso interno, com amplo debate entre os filiados, nos quais foram postos os nomes da deputada e atual líder da oposição ao governo Raquel Lyra, e do vereador Ivan Moraes, para a disputa. Por ampla maioria dos votantes, a legenda formalizou a indicação do nome da deputada Dani Portela para a disputa com o atual prefeito João Campos. O diretório também vai iniciar a construção de uma chapa proporcional que permita ao partido ampliar suas representações na Câmara Municipal do Recife.
De acordo com o presidente municipal do PSOL, Thiago Carvalho, como o PSOL está federado com a Rede Sustentabilidade, a decisão da candidatura tem que ser tomada pelos dois partidos dentro da federação. Hoje, Túlio Gadelha, deputado federal pela Rede, tem tentado se postular para a disputa, no entanto, de acordo com as regras estatutárias da federação, a Rede não tem mais do que 30% da federação em Recife. Diante desse quadro, a deputada Dani Portela só não é candidata se o PSOL, partido que detém 70% do quadro decisório da federação, se o partido definir de forma diferente. No entanto, a partir da recente ratificação da pré candidatura pelo diretório municipal da legenda, por unanimidade, essa posição está consolidada.
“Em respeito à Rede, o próximo passo será reunir a federação para encaminhar nossa pré candidatura majoritária e começar o debate sobre a composição da chapa majoritária e proporcional. O PSOL Recife segue todos os ritos internos, de forma responsável e republicana, na construção de um programa popular e de esquerda para o Recife. Nosso partido representa uma alternativa política à cidade e vamos mostrar isso em nossa chapa proporcional e na candidatura da companheira Dani Portela" reafirma o presidente.